Vencedores do Prêmio FINEP 2008 da região Sul recebem troféus
Os primeiros colocados de cada categoria estarão automaticamente concorrendo à final nacional, prevista para 4/12. Na edição 2008, além do troféu, os vencedores contarão com financiamentos da FINEP para a implementação de seus projetos, que variam de R$ 500 mil a R$ 10 milhões. Fernando Ribeiro lembrou que a FINEP dispõe hoje de cerca de 10 vezes mais recursos do que quando o Prêmio foi criado, há 11 anos, e que algumas modalidades de financiamentos introduzidas recentemente – como a subvenção – têm obtido “excelentes resultados, com o total de recursos disponíveis aplicados em projetos de altíssima qualidade”, comentou.
Ao abrir a cerimônia, o presidente da FIEP, Rodrigo da Rocha Loures, disse que este momento de crise financeira internacional marcará o início de um “outro tempo, em que teremos que consolidar a inovação, tornando-a epidêmica”. Somente assim, segundo Rodrigo, as empresas e governos “superarão a crise e estarão preparadas para uma nova era, e a inovação é um imperativo para a superação de crises e posterior desenvolvimento”, disse.
Foram premiados os três primeiros colocados em cada categoria. São eles, em ordem de premiação:
Pequena Empresa
1o Engineering Simulation Scientific Software Ltda (SC)
2o Angelus Indústria de Produtos Odontológicos S/A (PR)
3o Cianet Indústria e Comércio S.A. (SC)
Média Empresa
1o Altus Sistemas de Informática S.A (RS)
2o Daiken Indústria Eletrônica Ltda. (PR)
3o Cristófoli Equipamentos de Biossegurança Ltda. (PR)
Instituição de Ciência e Tecnologia
1o Centro Internacional de Tecnologia de Software – CITS (PR)
2o Instituto Stela (SC)
3o Pontifícia Universidade Católica do RS
Tecnologia Social
1o SER – Sociedade Eticamente Responsável – Maringá (PR)
2o Gerar, Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional (PR)
3o Associação de Artesanato Tranças da Terra (SC)
Inventor Inovador
A categoria já teve os vencedores divulgados em julgamento realizado no dia 12 de setembro, na sede do INPI, no Rio de Janeiro. Os ganhadores foram selecionados a partir de levantamento na base de dados das patentes concedidas pelo INPI. O vencedor da região Sul é Jaírton Dupont (RS).
Em 2008, os concorrentes da categoria Grande Empresa serão selecionados entre os clientes da FINEP, por uma comissão formada por representantes da instituição. Os ganhadores serão conhecidos em 10/11.
As próximas premiações regionais serão em Goiânia (GO), em 24/10, e em Belém (PA), em 29/10.
Conheça um pouco dos primeiros colocados na região Sul:
Pequena Empresa
A ESSS desenvolve ferramentas para a solução numérica de problemas de engenharia e oferece ao mercado os softwares produzidos por empresas de renome na área de Engenharia Assistida por Computador (CAE) do mercado internacional. A missão da empresa é melhorar os processos de engenharia e o desenvolvimento de produtos, utilizando tecnologia de simulação computacional.
Criada 1995, inicialmente produzindo softwares para a Petrobras, a ESSS atua hoje em diversas áreas, tais como Metalurgia, Automotiva, Geração de Energia, Ventilação e Ar Condicionado, Turbomáquinas, Processos Químicos, Aeroespacial, Processos e Fabricação Mecânica, Embalagens, Eletrodomésticos e Meio Ambiente.
Média Empresa
A Altus Sistemas de Informática S/A é líder no país entre as empresas que utilizam tecnologia própria no setor de automação e controle de processos industriais. Criada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 2008 a empresa comemora 26 anos.
A Altus oferece um mix de produtos de automação e a integração de sistemas, com ênfase nas áreas de óleo e gás e de energia elétrica, oferecendo soluções completas de classe mundial, através de investimentos sistemáticos em P,D&I, parcerias estratégicas, interações com universidades e centros de pesquisa. Tem operações na Argentina, Alemanha e EUA, e participa da WAA (World Automation Alliance), através de redes mundiais de empresas que se unem para oferecer soluções globais aos seus clientes e lançar produtos inovadores, com parceiros na Índia e República Tcheca.
Instituição de Ciência e Tecnologia
O CITS é uma instituição integradora de ensino, pesquisa, desenvolvimento e negócios na área de Tecnologia da Informação, comprometida com resultados e criação de produtos e serviços para clientes e comunidade, valorizando seu capital humano e contribuindo para o bem estar social.
Fundada em 1992, em Curitiba (PR), o CITS ficou em segundo lugar regional do Prêmio FINEP em 2006, e em terceiro em 2004. Em 2005, foi premiado com o Troféu Expressão e Inovação Tecnológica FINEP.
Tecnologia Social
A SER – Sociedade Eticamente Responsável – Maringá é uma associação sem fins econômicos e sem vinculação partidária que visa valorizar a cidadania e a ética. Foi oficialmente lançada em 2004, em Maringá (PR). Os objetivos da associação são estimular o exercício da cidadania pelas pessoas que a compõe; estimular o trabalho voluntário para o desenvolvimento de projetos voltados à responsabilidade social, educação fiscal, educação ambiental, educação para o trânsito e civismo, cultura, esporte e lazer; e elaborar projetos e atividades que estimulem o comportamento ético maringaense.
Inventor Inovador
A inovação premiada do professor Jaírton Dupont são sais fundidos líquidos a temperatura ambiente: podem ser aplicados como “fluidos” ambientalmente corretos em processos industriais de síntese, catálise e separação, principalmente na indústria petrolífera.
Jaírton Dupont é Professor Associado do Departamento de Química Orgânica da UFRGS desde 1992 e bolsista em produtividade e pesquisa do CNPq. Licenciado em Química pela PUCRS, Doutor em Química pela Universidade Louis Pasteur de Strasbourg, França e pós-doutoramento no Dyson Perrins Laboratory, Universidade de Oxford, Inglaterra. Foi coordenador da Comissão de Graduação do Curso de Química (1993-1996) e da Pós-Graduação (2001-2003) do IQ-UFRGS, membro do CA-Química do CNPq (2003-2004) e é representante de área no CTC da CAPES desde 2005.