SOFTEX e APEX promovem missão comercial ao Japão
O mercado de testes de software movimenta anualmente cerca de US$ 1 bilhão e apresenta uma taxa de crescimento de 6% ao ano. No Japão, onde é reconhecida a falta de mão-de-obra de Tecnologia da Informação, a demanda por este tipo de serviços é crescente e a busca de parceiros capacitados tem aumentado nos últimos meses em função da necessidade de se cortar custos em desenvolvimento de software.
Hoje, o Japão tem a sua necessidade de testes de software parcialmente suprida por empresas da Rússia, da Índia, da China e de Bangladesh. Neste cenário, o Brasil está se colocando como um novo HUB para testes em razão de sua comprovada capacitação para as várias tecnologias existentes, qualquer que seja a metodologia empregada.
“Nosso ambiente operacional, sistema de qualidade e resultados alcançados possibilitam nos posicionar como forte candidato a absorver esta demanda”, comenta Djalma Petit, diretor de mercado da SOFTEX.
Entre as empresas brasileiras, uma parcela significativa de faturamento em serviços de TI para exportação, na modalidade offshore, vem justamente da realização de testes de software. Empresas que se destacam neste segmento, como IBM do Brasil, T&M Testes e Métricas e HDI, entre outras, têm demonstrado que o setor cresce de forma expressiva e com a multiplicação dos casos de sucesso.
Durante o primeiro dos três dias do evento, as empresas brasileiras interessadas em atuar internacionalmente terão uma oportunidade única de agendar visitas a potenciais prospects, definidos de acordo com informações enviadas previamente de modo a facilitar a identificação de interesses em comum.
No segundo dia, será realizado na Embaixada do Brasil em Tóquio o seminário “A capacidade brasileira em testes de software – Um diferencial competitivo para outsourcing”, coordenado pelo gerente da SOFTEX, Austregésilo Gonçalves. O encontro terá como alvo um público dirigido e selecionado previamente entre as empresas japonesas que buscam serviços e produtos de Tecnologia da Informação no exterior.
O Seminário apresentará o estado-da-arte no Brasil em desenvolvimento de software e oferecerá informações sobre a cadeia de serviços disponível para outsourcing. Além da palestra sobre “Testes de Software”, as empresas brasileiras participantes também poderão expor, em apresentações, as suas ofertas.
O terceiro dia será dedicado à realização de uma Roda de Negócios organizada por consultoria especializada no mercado japonês, utilizando informações que venham a atender o processo de “matchmaking”.
Desde 2001 a SOFTEX tem organizado uma série de eventos – feiras, seminários e rodas de negócios – buscando aproximar as empresas nacionais daquele mercado. “Esta presença constante e persistente gerou confiança por parte das organizações japonesas e nos permitiu realizar pequenos acordos. Atualmente, não é exagero destacar a imagem positiva que o software brasileiro possui no Japão, tanto que o volume de negócios já atinge a marca de US$ 2 milhões anuais”, ressalta Austregésilo Gonçalves, consultor da SOFTEX.
Informações adicionais sobre esta missão comercial pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (19) 3287-7060 .
CONHEÇA A SOFTEX (www.softex.br) – A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – SOFTEX – é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que desenvolve ações para promover a melhoria da competitividade da indústria de software e serviços, bem como a disponibilidade de recursos humanos qualificados, tanto em tecnologias como em negócios. É gestora do Programa para Promoção da Exportação do Software Brasileiro – Programa SOFTEX, considerado programa prioritário pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O Sistema SOFTEX é composto pela SOFTEX e pela rede de Agentes Regionais, distribuídos por 23 cidades em 13 estados brasileiros e contam com mais de 1.300 empresas associadas. A Missão do Sistema SOFTEX é ampliar a competitividade das empresas brasileiras de software e serviços e a sua participação nos mercados nacional e internacional, promovendo o desenvolvimento do Brasil.
CONHEÇA A APEX-BRASIL (www.apexbrasil.com.br) – A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) é um órgão governamental que tem a missão de promover as exportações dos produtos e serviços do país e contribuir para a internacionalização das empresas brasileiras. A Agência trabalha para aumentar o número de empresas exportadoras, agregar valor à pauta de produtos exportados, consolidar a presença do país em mercados tradicionais e abrir novos mercados no exterior para os produtos e serviços nacionais. Atualmente a Apex-Brasil apóia 50 setores da economia brasileira, entre os quais o de software. A Agência trabalha a imagem desses complexos produtivos por meio de amplas ações de marketing e divulgação junto a empresários e consumidores em mercados com forte potencial comprador. Anualmente, apóia a participação de empresas brasileiras em mais de 600 eventos – tanto no Brasil quanto no exterior.