Lançado edital RHAE Pesquisador na Empresa
O edital tem três rodadas.
O edital tem três rodadas. Na primeira, a data limite para submissão das propostas é o dia 31 de dezembro. Na segunda, o dia 30 de abril e, na terceira, o dia 31 de agosto. "Nosso objetivo é apoiar a ida de pesquisadores mestres e doutores para as empresas atendendo os objetivos do Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional (PACTI 2007-2010), e as prioridades da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP)", afirma o gestor do edital, Cimei Borges Teixeira.
O edital financiará propostas dentro da linha dos Programas Estruturantes para Sistemas Produtivos, da PDP. Nesse sentido, serão contemplados projetos que busquem abordar os setores industriais dentros dos seguintes temas: Programas Mobilizadores em áreas estratégicas como tecnologias de informação e comunicação, nanotecnologia, biotecnologia, complexo industrial da defesa, da saúde e da energia nuclear; Programas para Fortalecer a Competitividade dos setores de complexo automotivo, indústrias de bens de capital, naval e de cabotagem, têxtil e de confecções; complexo de couro, calçados e artefatos; o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, entre outros; e os Programas para Consolidar e Expandir Liderança, como Complexo Produtivo do bioetanol, da indústria do petróleo, gás e petroquímica, complexo aeronáutico e complexos produtivos de mineração, siderurgia, celulose e carnes.
Serão contempladas propostas com o valor máximo de R$ 300 mil. Caso haja demanda qualificada, o CNPq destinará uma parcela mínima de 30% do valor total do edital para projetos coordenados por pesquisadores vinculados a instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, incluindo as respectivas áreas de abrangência das Agências de Desenvolvimento Regional.