BRy Tecnologia participa do XI CBIS
Para combater acessos não autorizados a dados médicos dos pacientes, o modelo apresentado pela BRy alia assinatura digital e protocolação digital de exames e laudos médicos. “Atualmente métodos convencionais de segurança da internet não são suficientes para garantir que imagens médicas não tenham sido comprometidas durante a transmissão de dados”, afirma Marcelo Luiz Brocardo, presidente da BRy Tecnologia.
O modelo de segurança que une assinatura e a protocolação digital já está em fase de implantação na Rede Catarinense de Telemedicina (RCTM), que realiza cerca de oito mil exames médicos mensalmente, em 80 municípios de Santa Catarina. A RCTM permite aos profissionais de saúde de municípios geograficamente dispersos realizar 12 tipos diferentes de exames e recber, via internet, os laudos emitidos por médicos da Capital do Estado. Os dados são registrados em tempo real em um servidor central e podem ser acessados através do Portal de Telemedicina, uma ferramenta web que possibilita aos médicos visualizar exames, emitir laudos e interagir com outros profissionais para obter uma segunda opinião.
Com a assinatura digital todos os exames ou lados registrados no sistema receberão uma espécie de selo de autenticidade para o mundo virtual. Cada médico ou usuário do sistema terá um certificado digital próprio para assinar todos os exames e laudos que disponibilizar no sistema. Dessa forma, a tecnologia garante a autenticidade da informação, atrelando-a a um emissor autorizado e confiável.
Em paralelo, todo arquivo disponibilizado no sistema será validado por meio da protocolação digital. “A protocolação digital de documentos eletrônicos permite disponibilizar ao remetente um recibo confiável de entrega garantindo desta forma, que as informações foram recebidas e armazenadas corretamente de forma íntegra e com data confiável de entrega”, explica Brocardo.
O XI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde será realizado de 29 de novembro a 03 de dezembro, em Campos do Jordão (SP). A apresentação do artigo “Um modelo de segurança e controle de acesso ao registro eletrônico de pacientes na web”, desenvolvido pela BRy Tecnologia, será apresentado na quarta-feira, 03 de dezembro, às 09h00.