O evento tem como objetivo a promoção da sustentabilidade através de palestras, oficinas, visitas técnicas, apresentações artísticas, mesas redondas, entre outras atividades, todas gratuitas e abertas ao público.
Mesa: “Impacto da Carne no Meio Ambiente”
Sônia Teresinha Felipe: Pesquisadora e palestrante em Ética animal, Direitos animais, Ética ambiental e Veganismo. Autora dos livros – Carnelatria: escolha omnis vorax mortal, Galactolatria: mau deleite e Acertos abolicionistas: a vez dos animais. Professora, pesquisadora e orientadora aposentada da UFSC. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Filosofia – Universität Konstanz e Pós-doutorado em Bioética Ética Animal pela Universidade de Lisboa.
Juliana Gomes: Criadora do Projeto Comida Saudável para Todos, que em formato de Blog e instagram incentiva o consumo de vegetais a partir de receitas brasileiras acessíveis e que não envolvem produtos de origem animal, combate o desperdício de alimentos resgatando o conceito de comida como cultura. Jornalista, mestre em Educação e estudante de Letras, atualmente atua como repórter de gastronomia.
Sandra Guimarães: É uma cozinheira vegana brasileira, escritora e ativista de direitos humanos e animais. Compartilha receitas exclusivas em seu blog Papacapim desde 2010, mas também escreve sobre direitos animais, questões sociais, feminismo e a Palestina, onde trabalha desde 2008.
Mesa: “Licenciamento Ambiental”
Malu Ribeiro: É coordenadora do programa Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica. Jornalista, com especialização em políticas públicas e gestão de recursos hídricos, atua como representante da entidade no Conselho Estadual de Recursos Hídricos foi uma das fundadoras do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, em 2000, e é representante paulista do segmento sociedade civil no colegiado coordenador do Fórum na terceira gestão. Foi co-autora da primeira estrada parque do país, por meio de legislação específica que serviu de referência para outras áreas de conservação.
Fernanda Luiza Fontoura: É Professora Adjunta da Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito e Sociedade do UNILASALLE (Professora Permanente Orientadora do Mestrado em Direito e Sociedade). Tem experiência na área de Direito Ambiental e Direito dos Animais, com ênfase em Direito Constitucional. Autora e organizadora de diversas obras na temática ambiental, entre eles o “Direito dos Animais” e “Meio Ambiente: Direito e dever fundamental”. Atua como advogada na área ambiental.
Valdez Rodrigues Venâncio: Atualmente é o Presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), órgão que substituiu a antiga FATMA. É graduado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), especialista em Educação Ambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Administração de Segurança Pública pela Unisul, em Gestão Estratégica de Segurança Pública pela Unisul e mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atuou por dez anos junto ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA-SC), sendo Presidente da Câmara Técnica jurídica do Conselho nos anos de 2004 e 2005, também atuou na câmara técnica de Florestas e no Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH-SC). É oficial da Polícia Militar de Santa Catarina.
Mesa “Perspectivas Ambientais para o Brasil”
Eliane Cristina Pinto Moreira: Promotora de justiça do Ministério Público do Estado do Pará e Professora da Universidade Federal do Pará. Autora do Livro “Justiça Socioambiental e Direitos Humanos”. É Pós-doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina. Coordena o Grupo de Pesquisas “Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais” da UFPA.
Emiliano Maldonado: Integrante do Núcleo de Estudos e Práticas Emancipatórias (NEPE/UFSC) e do Instituto de Pesquisa em Direitos e Movimentos Sociais – IPDMS. Tem experiência na área do Direito, com ênfase em Sociologia Jurídica, Antropologia Jurídica, Direito Constitucional, Teorias Críticas do Direito, Direitos Humanos, Ciência Política, Criminalização dos Movimentos Sociais e América Latina. Mestre na área de Teoria, Filosofia e História do Direito pelo PPGD/UFSC.
Lucia Fernanda Inácio Belfort Sales: Fernanda Kaingáng, como é conhecida no movimento indígena, atua na área de Direito Público e Meio Ambiente principalmente nos seguintes temas: Direitos para Povos Indígenas no Brasil, proteção legal de conhecimentos tradicionais dos Povos Indígenas e Comunidades Locais, convenção sobre diversidade biológica, biodiversidade e conhecimentos tradicionais. Atua como docente convidada em instituições de ensino superior, nas disciplinas de direitos humanos e legislação indigenista, principalmente em licenciaturas indígenas e pós-graduação para povos indígenas.