Aneel regulamenta o uso de tecnologia PLC em rede de distribuição de energia elétrica para a comunicação de sinais
Na última terça-feira, 25/08, a Aneel aprovou a Resolução que regulamenta o uso de PLC (Power Line Communications) nas redes de distribuição de energia elétrica. No disposto, a Agência delimita o uso dos fios de distribuição de eletricidade para fins de telecomunicações.
Na última terça-feira, 25/08, a Aneel aprovou a Resolução que regulamenta o uso de PLC (Power Line Communications) nas redes de distribuição de energia elétrica. No disposto, a Agência delimita o uso dos fios de distribuição de eletricidade para fins de telecomunicações.
Para prover serviços de tráfego de informações pela rede elétrica, o prestador do serviço PLC deverá seguir os padrões técnicos da concessionária detentora da rede e a implantação e exploração da nova tecnologia não poderão interferir na qualidade do fornecimento de energia elétrica para os consumidores.
A Agência prevê que a o aluguel dos fios para as empresas provedoras de PLC poderá reduzir o valor das tarifas de eletricidade, nos termos de legislação específica estabelecida pela Aneel. Esse critério já é utilizado no aluguel de postes para passagem dos cabos da telefonia.
Ao disponibilizar a sua rede de distribuição, a concessionária deverá dar ampla publicidade por um prazo mínimo de 60 dias para a manifestação de empresas desenvolvedoras de PLC.
No Brasil, essa tecnologia é fornecida pela Lay Line, mesmo antes da regulamentação da Aneel, mas apenas para projetos de aplicação interna, em redes locais. Agora passará a ser desenvolvida por empresas provedoras da tecnologia PLC para tráfego de dados e internet pela rede elétrica das empresas distribuidoras de eletricidade.
Para empresas fornecedoras de soluções de tecnologia PLC, a Lay Line fornece produtos e CIs desenvolvidos para gerenciamento de PLC, desenvolvidos e fabricados pela Yitran.
A Yitran é uma empresa Israelense especializada na tecnologia PLC. Oferece soluções tanto para desenvolvedores de hardware, com o circuito integrado IT700, quanto soluções prontas para serem instaladas por empresas interessadas em prover internet banda larga PLC.
Para isso, foi desenvolvida uma linha de produtos chamada PITEL (Provide Internet Through Electrical Lines) que tem como principal característica a rápida instalação em prédios residenciais/comerciais, transformando qualquer tomada de energia elétrica em um ponto de internet.
A Lay Line é uma empresa de representação comercial de produtos e componentes eletrônicos associada à ACATE. Os diversos produtos e componentes representados pela Lay Line estão na linha de produção de empresas líderes em seu segmento, que atuam na América do Sul principalmente nos mercados de metering, automação industrial e comercial, informática, telecom, informática industrial e eletrônica de consumo.
Associada Lay Line