ACATE e UDESC firmam convênio para eventos e cursos no setor tecnológico
A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) em conjunto com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) firmaram convênio de cooperação técnico-científica para a realização de cursos, palestras e atividades de pesquisa e extensão.
A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) em conjunto com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) firmaram convênio de cooperação técnico-científica para a realização de cursos, palestras e atividades de pesquisa e extensão.
O objetivo da iniciativa é promover a realização de cursos, eventos, palestras e seminários focados no setor tecnológico e o desenvolvimento de projetos, pesquisas e estudos alinhados aos interesses de ambas as instituições. Além disto, formulação de propostas para editais de fomento em áreas de interesse em comum e a elaboração e execução de projetos em conjunto para o desenvolvimento do setor tecnológico de Santa Catarina também serão objetivos da parceria.
Cada instituição terá responsabilidades específicas durante a ação, cabendo à UDESC definir e supervisionar as atividades técnicas realizadas e promover a seleção e alocação do pessoal técnico necessário a cada plano de trabalho. Já à ACATE cabe administrar os recursos financeiros do convênio e de seus projetos, definir e supervisionar as atividades técnicas realizadas e elaborar relatórios técnicos das atividades.
Pós-graduação em gestão da inovação
A primeira iniciativa firmada pelo convênio é a realização do curso de Pós-Graduação em Gestão da Inovação. O curso é direcionado para profissionais técnicos e gestores de empresas que tenham processo de inovação nas suas organizações ou estejam com intenção de sistematizá-lo, ou ainda, tenham projetos de inovação em desenvolvimento ou departamentos de desenvolvimento de produtos e serviços.
A proposta do curso é formar gestores de projetos de inovação capazes de participar na formulação de estratégias da inovação em suas respectivas organizações, além de gerir o portfólio de projetos de inovação da empresa. Outro objetivo é elaborar e gerir projetos de novos produtos e serviços, desde a concepção da ideia até o seu lançamento.
Com duração de 360 horas, o curso está previsto para iniciar em agosto deste ano e será realizado nas dependências da UDESC. Informações sobre matrículas serão disponibilizadas futuramente, tanto no site da ACATE quanto no próprio site da UDESC.
A iniciativa contará com a participação da Ecole Nationale Supérieure des Mines – Saint-Etienne, instituição acadêmica na linha das grandes escolas francesas, que participará do curso de gestão da inovação por meio de seus professores, emitindo certificado de participação para os alunos.
A parceria terá duração de cinco anos, com vigência a partir da publicação no Diário Oficial. Os eventos desenvolvidos pela iniciativa serão divulgados tanto pela ACATE quanto pela UDESC, por meio de site bem como por folders e cartazes espalhados em ambas instituições.
Assessoria de Imprensa da ACATE