Pró Saúde reduz em 17% os custos de compras com solução de empresa associada
Maior empresa de administração hospitalar e consultoria para instituições de saúde e assistência social do Brasil, com 42 anos de atuação, sendo responsável direta pela gestão administrativa e financeira de 27 hospitais em todo o País, a Pró Saúde implantou a plataforma de compras eletrônicas da Paradigma Business Solutions (www.paradigmabs.com.br) – empresa associada de consultoria e soluções especializadas em relacionamentos e negócios eletrônicos, com o objetivo de centralizar suas operações de compras de insumos, racionalizando custos e otimizando os resultados das entidades gerenciadas.
Segundo a gerente de compras da Pró Saúde, Mônica Granzo, o projeto do portal de compras corporativo teve como objetivo, além da atualização tecnológica da companhia, a redefinição dos processos de compras, a criação de novas políticas de negociação e o investimento na qualificação dos profissionais envolvidos. “A capacidade de adequação da solução aos novos processos e a sua fácil integração com outros sistemas, customização e rápida capacitação de usuários foram determinantes para a escolha da plataforma Paradigma WBC e-procurement”, afirma. A executiva conta que anteriormente a empresa utilizava um portal que atendia apenas três hospitais do grupo, negociando uma média de R$ 1,2 milhões/ano em medicamentos e materiais médico-hospitalar.
Após a implantação da plataforma Paradigma WBC e-Procurment, concluída no final de 2008, a Pró Saúde estabeleceu uma meta ousada de migrar 80% das compras realizadas para o novo portal. Em meados de 2010, a solução já é responsável pelas transações de 22 hospitais do grupo (representando 81% dos clientes atendidos) com um volume médio de R$ 40 milhões/ano em negociações (cerca de 70% do volume total). “Também expandimos as linhas compradas via portal para materiais de limpeza, escritório e informática, insumos laboratoriais e de imagem entre outros, estabelecendo uma padronização nos produtos usados nos hospitais. Consequentemente, melhoramos também o controle de qualidade, pois definimos marcas padrões para cada item, estabelecendo um nível mínimo de qualidade”.
A executiva destaca ainda benefícios secundários, como o volume de compra e redução do preço por unidade. “O novo processo de compra já gerou uma economia superior a 10%”, comemora. O próximo passo agora é firmar contratos de longo prazo com os fornecedores. “Estreitando esta relação, geramos valor à nossa operação, pois negociaremos um volume maior, melhores condições de prazo, reduzimos mais os custos e ainda ganhamos o direito a treinamentos específicos para alguns produtos gratuitamente”. A expectativa é migrar 90% do volume já negociado para contratos de fornecimento de longo prazo. “Já estamos com 60% das compras desta forma também utilizando o módulo de gestão de contratos da solução da Paradigma, o que nos gerou uma economia de aproximadamente 7%. Quando atingirmos nosso objetivo, acreditamos que este índice deva chegar a 10%”, finaliza.
“O próximo passo deste projeto será ampliar a base de fornecedores para podermos atender o significativo crescimento da volume de compras eletrônicas, de R$ 1,2 milhões em 2008 para cerca de R$ 40 milhões em 2010, alcançando 27 unidades hospitalares em todo território nacional”, destaca Granzo, acrescentando que, para isso, a Pró Saúde está contando com o novo serviço de “sourcing on demand” do portal ClicBusiness que a Paradigma esta lançando para que os usuários de sua plataforma tenham acesso a uma base de 200 mil fornecedores que atuam no segmento de processos de negociação eletrônica. “Esta ultima fronteira vai nos permitir atender, em uma única plataforma e de forma integrada, todo ciclo de compras de nossos clientes, da requisição e fluxos de autorização, sourcing, negociação, até o fechamento e gerenciamento do pedido e contratos, incluindo a avaliação de fornecedores e acesso a dados estatísticos via BI. Seremos pioneiros no atendimento completo das necessidades deste processo na área de saúde”.
Sobre a Pró Saúde
Com a missão de promover soluções na área de saúde e de assistência social, orientando-se pelas necessidades dos clientes e qualidade de vida do ser humano e do meio ambiente. A Pró-Saúde administra e assessora hospitais e presta consultoria a instituições da área de saúde, com implantação de modernos métodos de gerenciamento e novos modelos de atuação. Com mais de 40 anos de atuação, a empresa é responsável pela gestão administrativa e financeira de 27 hospitais distribuídos pelo país.
Sobre a Paradigma
Fundada em 1998, a Paradigma atende grandes projetos de negociação e relacionamentos eletrônicos para os setores públicos e privados, com foco principal nos segmentos de energia, governo (federal, estaduais e municipais) e empresas da cadeia de valor. A companhia ainda tem atuação destacada no mercado de capitais brasileiro, atendendo importantes projetos como a BBM – Bolsa brasileira de Mercadorias e o Tesouro Direto da BMF&Bovespa. Com unidades em Florianópolis (SC), São Paulo (SP), a empresa atua em todo o território nacional, e através de parceiros no exterior, com exportações para três continentes. A empresa é responsável pelos mega-leilões de energia elétrica que comercializaram mais de R$ 400 Bilhões nos últimos cinco anos e lidera o mercado de e-procurement/compras eletrônicas e integração da cadeia de valor, com dezenas de projetos em organizações públicas e privadas.
A empresa especializou-se em desenvolver modelos e apresentar soluções de processos de negócios e relacionamentos eletrônicos a partir da plataforma Paradigma WBC – Web Business Center, que contempla 14 modalidades transacionais para compras e vendas eletrônicas, além de módulos para gestão de usuários, de catálogos de produtos e de cadastro de empresas parceiras de negócio (clientes e/ou fornecedores). Completam a plataforma módulos de BI – Business Intelligence, workflow de processos, gestor de portal e de conteúdo, ferramentas de busca e de pesquisa dirigida, solução de integração com legados (A2A), ou parceiros (EAI). Desenvolve aplicativos e presta serviços apoiados em tecnologias de ponta como web services e mobile. Em dez anos de mercado, a empresa acumulou grande experiência com mais de 150 projetos atendidos e mais de 20 premiações recebidas no Brasil e no Exterior pela relevância dos projetos que atende e a tecnologia “world class” aplicada a seus produtos.
Em 2010 a Paradigma lança o projeto www.ClicBusiness.com, trazendo mais uma inovação ao mercado de e-procurement e e-sales com uma inédita solução de “collaborative sourcing on demand”. Através da tecnologia de “web service” a plataforma Paradigma WBC passa ser oferecida por este portal na forma de “SaaS – Software as a Service”, conectando uma comunidade 200 mil empresas que operam negócios eletrônicos sem qualquer intermediação, relacionando-se com privacidade e personalização em cada portal de e-procurement associado ao serviço, movimentando cerca de R$ 1,0 Bilhão em 100 mil processos de compra por ano.
Para mais informações acesse: www.paradigmabs.com.br.
Assessoria de Imprensa da Paradigma