Abertas as inscrições para nova turma de programa de formação de desenvolvedores da ACATE e SENAI
Estão abertas as inscrições para a nova turma do DEVinHouse, iniciativa da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e do SENAI para impulsionar a formação de desenvolvedores. Serão 45 alunos, sendo que 15 vagas com bolsa de estudo integral — 5 delas exclusivas para mulheres. Todas as demais mensalidades serão com valores subsidiados pela fintech Conta Zap, patrocinadora desta turma e que contratará, no mínimo, 15 alunos do programa. Cadastre-se até o dia 28 de maio.
A falta de profissionais para o setor de tecnologia, principalmente de desenvolvedores, foi agravada com a pandemia devido às transformações digitais impostas. A consolidação do home office também acirrou a disputa pelos especialistas, que agora conseguem trabalhar para empresas de todo o mundo. Apoiar na formação destes profissionais é o objetivo do DEVinHouse, projeto que teve início em novembro de 2020 e atraiu mais de 800 inscritos na primeira edição. O vice-presidente de Talentos da ACATE, Moacir Marafon, destaca que ver pessoas iniciando o curso quase sem conhecimento em tecnologia e, em pouco tempo, já estarem desenvolvendo algo, prova que o modelo funciona. “Isso graças ao método que aproxima a empresa apoiadora e o aluno, contribuindo na formação técnica e sua aplicabilidade em problemas reais, o que o aluno só encontraria quando do ingressa no mercado de trabalho”.
O diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira, explica que uma formação de qualidade é de extrema importância para ingressar na carreira. “O SENAI é um dos maiores formadores de desenvolvedores no campo da TI no Brasil e a maior escola profissionalizante da América Latina. Começar a carreira no mundo do desenvolvimento de software, um mercado que não para de crescer, é promissor. Além das bolsas de estudo, o projeto oferece a possibilidade de iniciar na empresa assim que se formar”.
A fintech Conta Zap, de Balneário Camboriú, resolveu apoiar a iniciativa porque, desde sua fundação em 2019, se depara com esta barreira da ausência de profissionais qualificados no mercado. A empresa, inclusive, criou seu próprio treinamento para desenvolvedores no começo deste ano, pelo qual os participantes foram contratados posteriormente. “Apostar na formação destes profissionais é produtivo não apenas para a empresa, mas para o próprio ecossistema brasileiro. As habilidades de desenvolvimento são muito valorizadas pelo mercado hoje e essenciais para o nosso país dar um salto tecnológico, a exemplo do que já ocorreu em outras partes do planeta”, diz o CMO da Conta Zap, Raphael Andrade.
Para 2021, estão previstas mais quatro turmas do DEVinHouse, com início em junho e agosto, que também contarão com a parceria de outras empresas associadas a ACATE que procuraram a entidade para apoiar programas de formação.
Lucro obtido com livro sobre ecossistema catarinense é destinada para bolsas
As cinco bolsas de estudos exclusivas para mulheres foram proporcionadas pelo lucro da venda do livro “Ponte para a Inovação: como construir um ecossistema empreendedor”. O livro é um guia completo com uma visão prática para o desenvolvimento de ambientes que favoreçam e fomentem a inovação no Brasil, principalmente fora dos grandes centros econômicos. A construção da obra foi viabilizada a partir dos patrocínios da CTG Brasil, Engie, Únilos Cooperativa de Crédito, ArcelorMittal e Invisto, com o apoio da ACATE e do Sebrae Santa Catarina. Todo o lucro obtido com o livro, incluindo a venda de exemplares, será destinado a projetos de formação de talentos na área da tecnologia na Grande Florianópolis, principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social. As próximas turmas do DEVinHouse também serão beneficiadas com as bolsas para mulheres.