Manufatura 4.0: conheça a união de duas verticais de negócios
Desenvolver soluções inovadoras e com modelos de negócios competitivos para o cenário atual impõe grandes desafios às empresas das verticais Manufatura e Vertical IoT, Big Data e AI. Então, elas decidiram unir forças, dando origem à Vertical Manufatura 4.0. Uma vertical que une competências complementares, com um potencial imenso de negócios entre as empresas: compartilhamento de conhecimento, desenvolvimento conjunto de novas soluções e agregação de valor em serviços.
Ricardo Rabelo, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e integrante da vertical Manufatura 4.0, destaca a potência que essa reformulação pode trazer para as associadas ACATE vinculadas ao núcleo. “A crescente demanda das indústrias por soluções 4.0 vem aumentando significativamente nos últimos anos. Por um lado, a pandemia acelerou o processo de transformação digital de inúmeras empresas. De outro, a maturidade em Indústria 4.0 de muitas empresas vêm igualmente se acelerando, requerendo soluções mais amplas e mais facilmente integráveis às arquiteturas computacionais empresariais existentes. Embora ainda bastante focadas nos níveis mais básicos de interconectividade de máquinas e digitalização de processos e dados, caminha-se a passos largos para níveis mais avançados de tomadas de decisão baseadas em dados e em inteligência”, declara Ricardo.
O modelo de produção Indústria 4.0 carrega em si algumas visões balizares. Inclui a coleta de informações em tempo real e a digitalização da fábrica, a flexibilidade de produção, a colaboração e integração entre máquinas e empresas, a interação mais simbiótica humano-máquina, e a inteligência para mais profundas análises e mais ágeis e melhores tomadas de decisão.
Vertical Manufatura
A Vertical Manufatura, criada em 2013, e atualmente com 38 empresas, atua com mais intensidade nas áreas de sistemas de gestão, automação e controle da produção. As empresas da vertical têm um bom portfólio de soluções orientadas à Indústria 4.0 para, principalmente, aumentar a eficiência operacional das indústrias.
Vertical Internet das Coisas
A Vertical Internet das Coisas (IoT), Big Data e Inteligência Artificial, criada em 2020, e atualmente com 17 empresas, atua de forma ortogonal, com soluções para várias áreas.