Cônsul Geral da Alemanha visita centro de inovação de Florianópolis
O cônsul-geral da Alemanha, Milan Andreas Simandl, esteve em Florianópolis na última terça-feira (29), quando realizou visita técnica ao Centro de Inovação ACATE Downtown. Durante a visita, o cônsul-geral foi recepcionado pelo vice-prefeito de Florianópolis, Topazio Neto, e acompanhado pelo superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação do município, Marcos Lichtblau, e pelo secretário municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Juliano Richter Pires.
O vice-prefeito de Florianópolis destacou que o encontro com o Milan foi uma oportunidade para estreitar laços entre a cidade e o país europeu. “Aproveitamos a vinda do cônsul para estreitar os laços do consulado com Florianópolis, que também tem muitas conexões com a cultura germânica. Nosso objetivo mais imediato é envolver a Alemanha em eventos como o bicentenário de Fritz Müller, que comemoraremos no ano que vem, e incrementar o turismo cultural para gerar emprego e renda. Mas, além disso, temos interesses comerciais que ficaram bem nítidos na conversa”, afirma Topázio. O vice-prefeito acrescenta que já está acordado um novo encontro entre o cônsul-geral e o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, para que seja realizada a apresentação das associações empresariais da cidade.
O CIA Downtown, visitado pelo cônsul-geral da Alemanha, integra a Rede de Inovação, uma parceria da ACATE com a Prefeitura Municipal de Florianópolis, que investe em capacitações, eventos, maratonas de tecnologia e inovação, aumento no acesso a investidores e atração de negócios para a cidade. Com esta iniciativa, a Rede acaba por viabilizar encontros crossector, investindo em especialização inteligente, além de contribuir para que cada centro de inovação seja vocacionado.
Além do CIA Downtown, localizado no centro de Florianópolis, outros três centros de inovação integram a Rede: o CIA Primavera (na Rota da Inovação, no bairro Saco Grande), o CIA Sapiens Parque (no norte da ilha) e o Soho (na Grande Florianópolis, no bairro Coqueiros). Os 4 centros também se conectam e atuam em sinergia com os 14 centros de inovação em fase de implantação pelo Estado de Santa Catarina, localizados em diferentes municípios.