ACATE recebe visitas técnicas de organizações catarinenses
Representantes da Fundação Catarinense de Assistência Social (Fucas) e do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA) realizaram visita ao CIA Primavera no último dia 13. A visita das instituições teve o objetivo de ambas se aproximarem do setor de tecnologia para o desenvolvimento de ações voltadas para a formação de talentos e a gestão de negócios.
A Fucas é uma entidade que realiza capacitações e programas de formação voltados para a inserção de jovens no mercado de trabalho em parceria com empresas que buscam contratar profissionais para suas vagas de jovem aprendiz e estágio. Durante a visita, o presidente da Fucas, Clenio Roberto Kein, a assistente social, Aline Jordão, e a gerente comercial, Hevila Borges, apresentaram um novo curso para a formação de talentos para o setor de tecnologia. As empresas da área possuem a falta de mão de obra qualificada como uma de suas principais dores, e a ideia da fundação é de que o jovem esteja familiarizado com as metodologias usuais do setor de tecnologia e inovação desde a jovem aprendizagem.
O CRA se colocou à disposição dos administradores de empresas para criação de cursos e materiais na área de gestão de negócios, além de auxiliar em demais demandas do setor de tecnologia através de parcerias estratégicas. Na visita, o conselho foi representado pelo seu presidente, Djalma Henrique Hack, e a gerente executiva, Fernanda Cachapuz, que foram recebidos no CIA Primavera pelo diretor executivo da ACATE, Gabriel Sant’Ana Palma dos Santos.
Ambas as visitas técnicas foram guiadas por consultores de inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). A Fapesc é uma das instituições comprometidas a fomentar as ações de integração entre os Centros de Inovação do Estado. Esses centros costumam estabelecer elos entre pesquisa e mercado. Além disso, entre as funções dos CIs está o fortalecimento de ações de formação e de auxílio à comunidade e negócios.
A ACATE é uma entidade parceira da Fapesc, órgão do governo estadual, que repassa recursos públicos para a execução de atividades de pesquisa, inovação, capacitação de recursos humanos e difusão de conhecimentos. Por meio desses recursos é possível contratar os bolsistas que atuam para o fortalecimento dos centros credenciados à Rede Catarinense de Centros de Inovação. Esse vínculo proporciona ao ecossistema de inovação um crescimento com base sustentável e consonante com as necessidades das empresas catarinenses que buscam aprimorar-se e renovar-se para fortalecer e fomentar o setor de tecnologia em Santa Catarina.