Como encontrar o diferencial competitivo da sua startup?
Você já se perguntou como destacar a sua startup entre os seus concorrentes? Qual o seu diferencial? Neste artigo te ajudaremos a tirar algumas dessas dúvidas. Diferencial competitivo é o […]
Você já se perguntou como destacar a sua startup entre os seus concorrentes? Qual o seu diferencial? Neste artigo te ajudaremos a tirar algumas dessas dúvidas.
Diferencial competitivo é o que sua empresa tem de melhor, o que torna ela única. Pode ser a forma de atendimento, de produção ou de entrega. É importante entender essa característica para que o negócio cresça e aumente sua lucratividade.
Diferencial competitivo das startups
Eduardo Mazzuco, analista de inovação no LinkLab, programa de inovação aberta da ACATE, explica qual o principal diferencial competitivo das startups. “A principal vantagem competitiva de uma startup é o foco no cliente: desde o processo de ideação do negócio, durante a prestação do serviço, até no pós, avaliando o que agrega valor ou não, para deixar o produto mais enxuto ou oferecer novas funcionalidades que atendam o cliente”, declara.
Segundo Mazzuco, algumas startups podem crescer muito rápido e deixarem de dar a devida atenção em alguns desses pontos. Por exemplo, quando recebem algum investimento e focam apenas no desenvolvimento do produto, sem a validação contínua com o cliente ou, dando atenção apenas nas para vendas, isso faz com que deixem de prestar o devido suporte.
LinkLab ajuda a encontrar o seu diferencial
Mazzuco aponta que o LinkLab auxilia as startups a encontrarem seus destaques ao aproximar corporates à startups. “Se for uma startup que ainda está iniciando o desenvolvimento de uma solução, ela vai ter a oportunidade de validar diretamente com a corporate e seus colaboradores que enfrentam aquele problema que a startup pretende resolver. Durante o desenvolvimento do projeto, o LinkLab faz o acompanhamento para garantir que a comunicação e as entregas estão sendo realizadas”, relata o analista de inovação.
Essa aproximação cria um canal aberto com a corporate, em que se pode repassar insights para que a startup aprimore ou crie novas funcionalidades. Além disso, há o networking entre as startups e os mentores da rede de mentoria, que ajudam a startup a continuar aprimorando o produto/serviço.
3 dicas para ter um diferencial
Toda organização possui um diferencial, mas, às vezes, é preciso encontrá-lo ou fortalecê-lo. Aqui estão algumas dicas para você aprimorar aquilo que o seu negócio tem de melhor:
- Foco no cliente
Crie ações para superar as expectativas de seus clientes. Uma equipe que conhece a fundo os produtos da empresa saberá dar explicações qualificadas para convencer o consumidor a realizar uma compra. Estar atento às necessidades de seus clientes também fará com que você fidelize a clientela. Vale, por exemplo, realizar pesquisas de satisfação e abrir caixa de comentários no site da empresa, para que o cliente relate a experiência com a marca ou com o produto.
- Melhorar sempre
Hoje em dia, é muito fácil fazer uma pesquisa comparativa de produtos e de serviços similares. Então, para ter um diferencial no mercado, é preciso sempre aperfeiçoar-se. Seja na qualidade do produto, no atendimento ou na entrega, o empreendedor precisa entregar valor ao seu cliente, para que ele perceba na prática que o produto/serviço se destaca dentre outros disponíveis no mercado. Busque entregar algo pelo menos 10 vezes melhor que o disponível no mercado (seja no custo ou no valor percebido).
- Tecnologia
Nem sempre o cliente precisa ter contato com a “tecnologia”, mas ela pode trabalhar em conjunto com a sua equipe para oferecer uma experiência diferenciada aos consumidores.
Um exemplo disso, é o uso de inteligência artificial na vitrine digital de uma loja. A ferramenta indica os produtos para o cliente conforme as suas características e possibilita a identificação do cliente no momento em que ele entra no estabelecimento. Dessa forma, o vendedor conseguirá abordá-lo e chamando-o pelo nome.
A prática, provavelmente, fará ele se lembrar da empresa por bastante tempo. Isso contribui para aumentar a fidelização de clientes.
Para colocar tudo isso em prática, que tal participar do LinkLab? Para ficar por dentro de todas as novidades e próximas oportunidades para que a sua empresa esteja cada vez mais conectada com o mercado, acesse o site do LinkLab.
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