ACATE recebe Secretário de Infraestrutura em reunião sobre tecnologia 5G
Em reunião realizada no prédio do CIA Primavera, em Florianópolis, a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) recebeu o Secretário do Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério da Economia, Sr. Gustavo Ene, para tratar da instalação e expansão da tecnologia 5G em Santa Catarina. O encontro aconteceu na última quinta-feira, 9 de setembro, e focou na urgente necessidade de preparar as legislações municipais para a disponibilização da nova rede.
Quase a totalidade dos municípios catarinenses possuem problemas de restrição à implantação da infraestrutura necessária para a implantação da nova tecnologia, como, por exemplo, a necessidade das legislações municipais estarem de acordo com o arcabouço das leis federais. A situação preocupa autoridades locais, sobretudo na capital estadual, considerada o “Vale do Silício” brasileiro. O apelido se dá por grande parte de sua economia ser voltada ao setor tecnológico. O Secretário de Infraestrutura afirmou que veio a Santa Catarina exclusivamente para essa reunião, a fim de alinhar as experiências do Ministério com o protagonismo das entidades presentes, dando destaque para a atuação da ACATE.
De acordo com o Vice-Presidente de Relacionamento e Diretor da Vertical de Negócios Smart Cities da ACATE, Diego Ramos, foram citadas, na ocasião, as iniciativas legislativas a respeito da conexão 5G que já tramitam no Estado. Também decidiu-se que a ACATE, através da Vertical de Smart Cities e com o apoio da empresa INTEGRA Relações Governamentais, vai realizar um estudo para elaborar uma proposta de política pública que possa se tornar uma referência para os municípios catarinenses.
Participaram do evento o Presidente do Consórcio de Informática da Gestão Pública Municipal (CIGA) e Prefeito do Município de Campos Novos, Silvio Alexandre Zancanaro; o Diretor Executivo do CIGA, Gilsoni Lunardi Albino; o Presidente do Sapiens Parque, Daniel Leipnitz; o Líder do grupo de trabalho em 5G da Vertical Smart Cities, Fernando Gomes; e o Gerente de Inovação do SEBRAE/SC, Jeferson Bueno. Todos se colocaram à disposição para contribuir com a iniciativa da ACATE.
No caso de Floripa, as maiores dificuldades de implementação da tecnologia 5G residem na falta de regulamentação para a instalação de antenas de transmissão e a ausência de espaço para cabos de fibra óptica em postes de energia elétrica. Nesse sentido, o Secretário do Ministério da Economia ressaltou que os subsídios técnicos para a legislação devem partir da iniciativa privada, para que se evitem erros e atrasos nos ajustes legais necessários. A previsão do Governo Federal é de que a distribuição da rede em todo o país seja feita até julho de 2022.