Indústria catarinense debate o impacto social e econômico de ataques cibernéticos
Levantamento da Fortinet publicado pelo Portal da Indústria mostra que em 2020 o Brasil sofreu mais de 8,4 bilhões de tentativas e ameaças de ataques cibernéticos. Isso representa mais de 20% dos casos registrados em toda a América Latina, que somaram 41 bilhões.
Nesta quinta, 23.09, a Câmara de Smart Cities da FIESC, em parceria com o COMDEFESA e a Vertical Smart Cities da ACATE debatem a importância da cibersegurança para a sociedade e a indústria, em evento presencial das 9h30 às 12h, na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina, em Florianópolis.
Participam da programação o diretor da Teltec Solutions, Alexandre Moraes, o CEO da Impactech, Marcelo Ferreira Guimarães, e o subchefe do Centro de Defesa Cibernética, Marcelo Ferraz dos Reis. Os especialistas vão compor um painel e debater questões técnicas, estratégicas e legais relativas à cibersegurança.
Um ataque cibernético é capaz de bloquear a utilização de um sistema interno da empresa, interrompendo o trabalho dos profissionais; vazar dados e informações confidenciais; paralisar linhas de produção da indústria ou até mesmo interromper o fornecimento de energia em cidades ou expor informações pessoais de clientes e segredos de propriedade intelectual.
“A segurança e a disponibilidade dos dados é um tema que exige atenção máxima, seja para as cidades, que cada vez mais rodam sistemas de gestão e de serviços ao cidadão em nuvem, seja para a indústria (4.0 ou não), que opera máquinas controladas por sistemas digitais. Além disso, o tema oferece ampla perspectiva de oportunidade para empresas de tecnologia, no que diz respeito ao desenvolvimento de produtos e serviços para cibersegurança”, afirma Jean Vogel, presidente da Câmara Smart Cities FIESC.
A reunião é presencial e seguirá os protocolos sanitários. As inscrições para o encontro são gratuitas e podem ser feitas neste link, porém as vagas são limitadas.
*Fonte: SC Inova