Ministros e empresários discutem sobre inovação em São Paulo
Os ministros Aloizio Mercadante, da Ciência e Tecnologia, e Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, discutem nesta sexta-feira (4), no escritório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo, a agenda da inovação com os industriais brasileiros.
Os ministros Aloizio Mercadante, da Ciência e Tecnologia, e Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, discutem nesta sexta-feira (4), no escritório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo, a agenda da inovação com os industriais brasileiros. O encontro será coordenado pelo presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, e terá a participação do presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, e 34 dirigentes de grandes empresas brasileiras.
Essa é a primeira reunião do ano da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), iniciativa liderada pela Confederação que pretende colocar a inovação no centro da estratégia das empresas brasileiras. Formado por líderes industriais, o movimento visa dobrar o número de indústrias inovadoras até 2013. Além de mostrar aos empresários a importância dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e processos, a MEI busca a articulação com o governo para aperfeiçoar as políticas públicas e a interação das empresas com os centros de conhecimento.
O encontro dos industriais com os ministros terá, entre outros, a participação dos presidentes da Embraer, Frederico Curado, da Siemens, Adilson Primo, da IBM Brasil, Ricardo Pelegrini, do Grupo Ultra, Pedro Wongtschowski, e da Villares Metals, Harry Grandeberg. Também participarão da reunião o diretor-superintendente da WEG Motores, Siegfried Kretzfeld, e o diretor-presidente da Fiat, Cledorvino Belini, que preside a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
No período da tarde, o ministro segue para Campinas, onde vai conhecer o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O Centro é responsável por gerar, aplicar e disseminar conhecimentos em Tecnologia da Informação, em articulação com os agentes sócio-econômicos, promovendo inovações que atendam às necessidades da sociedade.
Em seguida, Mercadante irá participar da inauguração Laboratório de Estudos e Aplicações em tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID) do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), que é uma instituição independente, focada na inovação. O laboratório foi montado com recursos do Fundo Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia (FNDCT) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
O novo laboratório do CPqD é o único do Brasil que possui uma câmara semianecóica com capacidade para fazer avaliações simulando o uso da tecnologia RFID em diferentes ambientes e aplicações, como em veículos ou até mesmo grandes centros de distribuição, por exemplo.
Sobre o CPqD
O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). No Brasil, as soluções do CPqD são utilizadas por grandes empresas e instituições dos setores de telecomunicações, energia elétrica, financeiro, industrial, corporativo e administração pública. Atuando há 34 anos, conta com mais de 1.200 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade. O Centro hoje possui o maior programa de P&D da América Latina e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias.
Com informações da CNI