ACATE lança parcerias para o desenvolvimento de negócios durante Startup Summit
Durante o Startup Summit, na última quinta (14) e sexta-feira (15), a ACATE apresentou mais de seis horas por dia de conteúdos para startups. Além palestras sobre evolução de negócios, falta de profissionais para o mercado de tecnologia, máquina de vendas, localização de preços em diferentes mercados, investimentos e outros temas, a associação lançou a parceria com as startups TXM Methods e Modo8, que oportunizarão benefícios e avanços para o desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação em empresas.
Os conteúdos reproduzidos no estande da ACATE durante o evento estão disponíveis no YouTube. A associação é realizadora do Startup Summit, juntamente com o Sebrae, e sua participação e espaço contam com o patrocínio da Movti Cloud Solutions, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), inovabra e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
No primeiro dia, o estande da ACATE iniciou sua programação com um bate-papo entre Sílvio Kotujansky, diretor de Inovação e Novos Negócios da associação, e Renata Petrovic, head do Inovabra Habitat, Centro de Coinovação do Bradesco. Ambos conversaram sobre a parceria entre os dois ecossistemas estabelecida desde 2018, que se ampara em três pilares: visibilidade para empresas, integração de ecossistemas e inovação aberta. A cooperação entre os programas estratégicos da ACATE e o hub do Inovabra é de fomento à troca de conhecimentos, experiências, cases e de promoção da transformação cultural dos negócios e da inovação. Silvio e Renata também discutiram sobre o conceito de ESG (Ambiental, Social e Governança) no mercado atual e como se insere na ação dos ecossistemas.
Na sequência do evento, Gabriel Sant’Ana, diretor executivo da ACATE, e Luiz Salomão, professor e CEO da TXM Methods, lançaram a parceria entre o programa ACATE Startups e o Cocreation Lab. O laboratório de ideação de negócios da TXM Methods atuante com mais de 49 unidades e mil projetos por todo o Brasil promove a geração de empreendimentos através de uma metodologia baseada em estudos interdisciplinares e ambientes colaborativos.
O diretor executivo da ACATE destaca que a colaboração entre o ACATE Startups, programa que reúne mais de 450 empresas que possuem acesso a formação empreendedora e benefícios, e o Cocreation Lab tem o propósito de ser um meio fértil para a escala de negócios: “É uma oportunidade de irrigarmos o nosso ecossistema a partir de ideias e projetos que querem levar suas ideias ao mercado e não sabem como começar. De um lado, o Cocreation Lab orienta, capacita, mentora e transforma essas ideias em projetos e empresas. A partir daí, a ACATE tem toda uma jornada de apoio dentro do ecossistema de inovação. São dois programas complementares e com afinidades em valores, propósito e contribuição” afirma Sant’Ana.
Para conhecer mais sobre os benefícios da parceria entre o ACATE Startups e o Cocreation Lab, clique aqui.
Durante a tarde, no palco 01 do Startup Summit, Daniel Alves, CEO da Modo8, e Lincoln Rezende, gerente de Inovação Digital do Programa iNO.VC da ArcelorMittal, realizaram um bate-papo sobre a evolução de culturas de inovação para alto desempenho. A discussão sobre o tema se deu com base no case da corporate ArcelorMittal e na utilização de dados para a gestão de culturas de inovação de sucesso.
A temática de cultura de inovação também é abordada em um e-book, lançado durante o evento e produzido pela parceria entre a ACATE e a Modo8. A edição do conteúdo digital relaciona o tema com o planejamento de uma estratégia organizacional no impulsionamento da inovação e as práticas socioambientais e governamentais do conceito de ESG nas empresas.
O e-book pode ser acessado através deste link.
A Modo8 é a desenvolvedora da plataforma Innoway, que realiza pesquisas em organizações e indica o grau de maturidade de inovação de empresas. Junto à associação, a iniciativa Innoway ACATE, garantirá suporte e expertise para que as empresas possam atrair e formar talentos mais inovadores, gerar ROI e maior competitividade e impactar o mercado e a comunidade.
No segundo dia, outra parceria da Associação Catarinense de Tecnologia foi pauta: o Fundo Invisto com a ACATE, criado em 2020 com o propósito de apoiar startups do setor tecnológico em estágio inicial com negócios B2B. Marcelo Wolowski, sócio e fundador da Invisto, e Cesar Nanci, CEO na Pulses, participaram do painel, que foi mediado por Bruno Rodrigues, CEO na GoGood. Os três apresentaram mais sobre o fundo de investimentos e o case da Pulses, a primeira empresa a receber aporte através do Fundo Invisto com a ACATE.
Startup Summit: tecnologia e empreendedorismo
A edição de 2021 representou um retorno da realização de grandes eventos em Florianópolis. Com protocolo sanitário, o Startup Summit aconteceu de forma híbrida, sendo presencial no Centrosul, onde mais de 1200 pessoas vacinadas ou testadas puderam participar do evento. De forma online, mais de 15 mil pessoas acompanharam uma ampla e diversa programação.
O Startup Summit contou com dois palcos principais, além de espaços simultâneos, como o palco do Sebrae destinado ao empreendedorismo, o Like a Boss, e do Arena Hub, o Like a Player, que apresentou temáticas relacionadas aos negócios esportivos. Nestes locais, 60 palestrantes discutiram temas em oito trilhas temáticas sobre assuntos estratégicos para empresas em estágio inicial.
Além de painéis, palestras e capacitações, o evento também é uma feira de negócios, que nesta edição reuniu mais de 48 startups e 30 expositores do país inteiro. Em mensagem aos participantes, Alexandre Souza, gestor de projetos do Sebrae/SC, destacou a realização desta edição do Startup Summit: “Foi sensacional e fica como um marco importante dos resultados conquistados e ao avanço exponencial do nosso ecossistema”, finaliza Souza.