Alunos do curso de Programação em Java recebem certificado na ACATE
A Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia (ACATE) entregou nesta quarta-feira (27), certificados de conclusão do curso de Programação em Java para 38 jovens. Estiveram presentes na cerimônia o presidente da ACATE, Rui Luiz Gonçalves, o vice-presidente da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Arnaldo Bacha de Almeida e representantes das empresas-madrinhas do projeto – AGM T
A Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia (ACATE) entregou nesta quarta-feira (27), certificados de conclusão do curso de Programação em Java para 38 jovens. Estiveram presentes na cerimônia o presidente da ACATE, Rui Luiz Gonçalves, o vice-presidente da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Arnaldo Bacha de Almeida e representantes das empresas-madrinhas do projeto – AGM Telecom, Dígitro Tecnologia, Pixeon, Segware, Softplan/Poligraph, Suntech, Todo! e VisãoGeo. Parceiros externos também marcaram presença, entre eles SENAC, FAPESC, SEBRAE, IF-SC e Colégio Catrinense.
O treinamento, com duração de dois meses, foi oferecido a jovens entre 17 e 25 anos que não estavam empregados. A metodologia mesclou aulas teóricas e práticas sobre Java básico, banco de dados, JDBC e J2EE. As aulas foram ministradas por instrutores da empresa V.Office.
Mão de obra qualificada
“Para nós, da ACATE, a capacitação da mão de obra sempre foi uma preocupação. Sabemos que o mercado catarinense não tem profissionais compatíveis com o número de vagas oferecidas. Por isso, o curso de Programação em Java é tão importante. Estamos alinhados com as necessidades das empresas. A capacitação é mais uma das ações que desenvolvemos junto com os parceiros para beneficiar o setor no Estado” (Rui Luiz Gonçalves, presidente da ACATE)
“O grande desafio do setor é a carência da mão de obra. Santa Catarina forma, aproximadamente,1353 profissionais por ano nas universidades, de acordo com nossa última pesquisa. É um número bem abaixo do que o setor precisa. No Brasil são mais de oito mil empresas de software, 2.470 em Santa Catarina. São 430 mil profissionais de TI no País e 16 mil deles aqui no Estado. O que queremos agora, e estamos em constantes negociações, é que o governo nos auxilie na capacitação dos profissionais e que faça políticas públicas para o setor” (Arnaldo Bacha de Almeida, vice-presidente da Softex)
Oportunidade!
Para o estudante de Ciências da Computação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Saimon Veras da Silveira, o curso de Programação em Java proporcionou um conhecimento que a universidade ainda não abordou em classe. Silveira já foi contratado pela Suntech. “Valeu muito a pena. A maioria de nós, que está na graduação, sabe o quanto essa capacitação é importante no mercado de trabalho. Agora é ganhar experiência e batalhar, cada vez mais, por melhores oportunidades. Porque já sabemos que vagas no mercado de TI não faltam”, comemora.