Zenvia anuncia acordo para compra da catarinense Movidesk
A Zenvia (Nasdaq: ZENV), plataforma de comunicação (SMS, WhatsApp e outros produtos) para empresas, anunciou, no dia 21 de dezembro, um acordo para comprar a scale-up catarinense Movidesk, fundada em 2016 em Blumenau e que desenvolve soluções de atendimento para fluxo de trabalho. A operação segue a estratégia definida pela Zenvia durante sua abertura de capital, em julho passado.
Esta transação será a 10ª aquisição da Zenvia em sua história e sua segunda anunciada desde a abertura de capital – a operação deve ser concluída no primeiro trimestre de 2022 e vai adicionar uma ferramenta de atendimento ao cliente com mais de 75 indicadores de desempenho.
“A aquisição da Movidesk será muito sinérgica e totalmente alinhada com nossa oferta de valor. Ela permitirá aos clientes uma jornada completa por meio de múltiplos canais ao longo de seu ciclo de relacionamento, com inteligência de suporte e métricas para nossa plataforma de comunicação”, explicou o CEO da Zenvia, Cassio Bobsin. Outra startup catarinense adquirida pela companhia foi a Total Voice (leia nossa matéria da época).
A Movidesk, associada à ACATE, fecha 2021 com aproximadamente R$ 47 milhões em receita recorrente anual (ARR) e uma margem bruta acima de 70%. “Podemos aumentar significativamente nossa capacidade e habilidade de fornecer comunicação aprimorada através de um serviço ao cliente capaz de responder perguntas sobre produtos e serviços”, acrescentou Donisete Gomes, CEO da Movidesk. Entre 2018 e 2019, a scale-up recebeu dois aportes – ambos da Repoint e da abSeed, o primeiro sem valores divulgados e o segundo de R$ 9 milhões.
As condições de pagamento incluem um desembolso em dinheiro no fechamento da transação e uma estrutura de ganhos baseada no cumprimento das metas até o terceiro trimestre de 2023. De acordo com o modelo de M&A de Zenvia, o CEO Donisete permanecerá como chefe da operação da Movidesk junto com sua equipe. Estima-se que a aquisição será feita em um múltiplo de 3,0x EV/2023 vendas ao final do período de faturamento.
*Fonte: SC Inova.