Como foi a migração para nuvem de um dos maiores portais digitais de notícias
Uma migração de nuvens gera a insegurança de uma possível de indisponibilidade da rede durante esse processo. Isso pode ser ainda mais preocupante quando se trata de um portal de […]
Uma migração de nuvens gera a insegurança de uma possível de indisponibilidade da rede durante esse processo. Isso pode ser ainda mais preocupante quando se trata de um portal de notícias muito acessado, onde, a cada minuto indisponível, o portal podia incorrer em crime de lesa-majestade no dever da comunicação.
O Metrópoles é o quinto portal de notícias mais acessado do Brasil e migrou para o Google Cloud Platform com apoio da Qi Network. Todo o processo foi realizado de maneira segura e tranquila, sem passar por instabilidade de acesso ao portal.
Esse é um dos exemplos de que é possível sim fazer uma migração cloud sem nenhum impacto negativo, nem para a equipe da empresa nem para os usuários finais.
Mas a parceria entre o Metrópoles e o Google já vinha sendo bastante interessante e o portal quis embarcar nestas novas possibilidades, considerando o potencial de inovação que o Google oferece
Como foi possível realizar essa migração para nuvem de forma segura?
A Qi Network é especializada em processos de mudança de infraestrutura de TI. O portal de notícias já vinha da nuvem, mas não tinha nenhuma expertise em Google Cloud Platform.
O apoio da Qi Network se mostrou fundamental, não apenas na migração em si, mas no acompanhamento da equipe de TI, que vem passando por intenso período de treinamentos para conhecer a fundo o GCP.
A migração foi realizada há poucas semanas, mas o portal de notícias já observa bons resultados que ultrapassam a redução de custos, amplia a segurança do ambiente e melhora a experiência de seus usuários.
Dessa forma, a empresa passa a ter muito mais dinamismo e automação na análise de dados. O usuário faz seus filtros e enxerga o que quer analisar. Por exemplo, a área de marketing quer usar determinados dados, a área do comercial tem interesse em outros dados e a área do financeiro em outros. E cada uma pode consultar e analisar esses dados de forma independente, sem precisar contar com desenvolvimento de TI.
- Associadas