Ampliando capacidade analítica da empresa, baseada em dados, Quiron participa da incubação da MIDITEC
Transformar a economia do país através do empreendedorismo inovador, formando negócios e empreendedores de alto impacto por meio de conhecimento, conexões e cultura de colaboração faz parte do DNA da MIDITEC, incubadora gerida pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e mantida pelo Sebrae- SC, que forma empreendedores para o mundo desde 1998.
A MIDITEC tem números que são evidências do vigor e da capacidade de adaptação do empreendedorismo catarinense: eleita a melhor incubadora do país por quatro vezes nos últimos 15 anos, foi também qualificada como a quinta melhor incubadora do mundo pela UBI Global, na categoria Colaboração com Universidade, em 2019-20.
Agora, numa aposta para ampliar a capilaridade da incubadora, promovendo ainda mais ações de desenvolvimento de empreendedores, com mentorias, eventos de capacitação e consultoria em diversas áreas, a MIDITEC deixou de ser exclusiva para startups incubadas em Florianópolis e passou a oferecer, de forma remota, incubação para empresas instaladas em diferentes polos da ACATE no estado de Santa Catarina: é aí que a Quiron Digital se beneficia do acompanhamento enquanto incubada do Orion Parque Tecnológico, em Lages, na Serra Catarinense.
Desde novembro de 2021, a Incubadora Épsilon, do Orion, passou a seguir a metodologia reconhecida internacionalmente da MIDITEC com cinco empresas da região, e a Quiron é uma delas.
“A MIDITEC tem essa metodologia que já deu certo, então esse é um dos grandes objetivos da gente estar participando, porque já foi testado em outras empresas, já tiveram cases muito positivos, e a gente quer usar essa metodologia para crescermos também”, reconheceu o CEO da Quiron, Gil Pletsch.
Apenas no ano de 2021 foram mais de 180 negócios apoiados, sendo 136 graduadas e pós-incubadas e outras 45 incubadas MIDITEC ou rede parceira da incubadora. Startups como a Pixeon, RD Station e Knewin são exemplos de sucesso do programa. Agora recebendo a cooperação do MIDITEC, a Quiron tem acesso a algumas vantagens, como acesso a eventos exclusivos de networking e oportunidades em programas e cursos parceiros.
Na opinião do CEO da Quiron, o objetivo é estruturar uma metodologia para o crescimento da empresa, que vive agora uma fase de geração de demandas, com vistas a alcançar um patamar com padrão de vendas e produto escalável, estruturando fluxo de caixa e qualificando o produto, a partir de um padrão e recorrência. “Esse é o principal motivo de estarmos participando: aplicar uma metodologia de crescimento, e também com um acompanhamento disso, de forma que a gente possa monitorar, ver se o trabalho está sendo executado, e dando resultado, pra gente continuar com este controle”, disse Gil.
O acompanhamento da MIDITEC junto aos incubados ocorre através de diagnóstico e check-ins quinzenais, onde são avaliados integráveis e feita a coleta mensal de KPIs, (resultados financeiros que são indicadores-chave de desempenho), entre outras avaliações. O andamento das atividades da Quiron com a MIDITEC pode durar até 18 meses.
Na opinião da analista da MIDITEC, Elisa Figueirôa, o maior valor de entrega da metodologia, para as empresas, é oferecer uma verdadeira cultura de comunidade, partilhando conhecimento e oferecendo vantagens mútuas.
“O maior valor com certeza é a criação da cultura de comunidade e de give back dos empreendedores. Mas temos resultados quantitativos também, que são reflexos dessa interação. São conexões, qualificações e compartilhamento de ferramentas para ajudar o negócio a crescer mais rápido, através de consultorias, cursos, workshops e mentorias, eventos, além de monitoramento e avaliação para ajudar a desenvolver um modelo de negócio sólido e escalável”, ressaltou.