Involves investe na Sellers, banco digital especializado em incentivos comerciais
A Sellers, retail fintech que atua como um banco digital para vendedores, recebeu nesta terça-feira um investimento – com valores não divulgados – da Involves, empresa de tecnologia para o setor de trade marketing e que tem planos de forte expansão em 2022. Entre eles está uma nova rodada de captação de investimentos, em torno de R$ 200 milhões, que será utilizada para desenvolvimento de novas tecnologias e crescimento no mercado da América Latina e Europa.
Ambas as empresas tem sede em Florianópolis e, mesmo após o deal, nada deve mudar em termos de gestão: planejamentos e operações continuam independentes, mas se conectam na etapa comercial. O investimento é minoritário mas há perspectiva de ampliar a participação no futuro, disse ao SC Inova o CEO e cofundador da Involves, André Krummenauer: “com o crescimento das empresas, é natural que essa discussão em algum momento entre em pauta, mas nossos esforços no momento estão 100% direcionados em fazer a Sellers crescer rapidamente”.
A Sellers é o primeiro banco digital especializado em incentivos comerciais e conta com uma plataforma de gestão de campanhas (do planejamento à execução e acompanhamento dos resultados da equipe). Assim que as metas são atingidas, o pagamento dos incentivos é feito automaticamente ao vendedor, sem burocracia nem a espera de dias e semanas, como é comum no processo tradicional.
“Como atendemos indústrias de bens de consumo, acompanhamos de perto que a criação e gestão de campanhas de incentivo é uma grande dor desse segmento. A tecnologia resolve essa questão, torna o processo muito simples, fluido e dinâmico e ainda potencializa os incentivos recebidos com experiências diferenciadas”, explica André. “Não atuamos na área de incentivos comerciais e a Sellers está no nosso ecossistema, atendendo o mesmo cliente-alvo. Entendemos que as sinergias são óbvias”, ressalta.
A solução atende empresas de todos os portes da indústria e do varejo que têm time de vendas e já permite criar mais de 8 mil tipos de campanhas diferentes, número que deve aumentar ainda em 2022 – segundo o CEO César Duro, o potencial de mercado da startup é de 60 mil empresas.
“Todos os sócios fundadores têm uma história executiva anterior e nós identificamos a dor no dia a dia da operação. Eu, por exemplo, comecei minha carreira como promotor de vendas e sei da necessidade de uma tecnologia pensada com a cabeça do usuário final”, lembra César. “A Involves esteve muito presente desde a criação da nossa solução, com mentoria de quem já tinha um caminho trilhado no mercado de varejo e indústria há anos”.
Como destaca André, “o crescimento inorgânico é parte importante na nossa estratégia de crescimento.Nos estruturamos como empresa para poder buscar e investir em startups que possuem sinergias bem definidas com a visão de futuro da Involves e, que ao mesmo tempo, vão ajudar a mexer no ponteiro do crescimento no curto e médio prazo”, ressalta o empreendedor.
Após impacto da pandemia, scale-up amplia participação no mercado externo
Os planos e o investimento mostram que a Involves retomou os trilhos depois do impacto da pandemia de Covid-19 no primeiro semestre de 2020. Com a indústria (e seus maiores clientes) paralisada com o lockdown, a empresa catarinense chegou a demitir 30% dos 273 colaboradores em meados do ano retrasado. Hoje, porém, a Involves tem quase 300 funcionários – de 10 nacionalidades diferentes.
E segue forte na operação internacional: o México, por exemplo, é o segundo mercado da scale-up catarinense, com uma receita que triplicou nos últimos anos e que representa 60% do faturamento internacional da Involves. Em 2019, a Involves recebeu seu primeiro aporte de capital externo – R$ 23,5 milhões da Bridge One – com o qual fortaleceu a presença na América Latina com abertura de escritórios no México e na Colômbia. Ao todo, a empresa opera em mais de 20 países e atende clientes como Unilever, L’Oréal, Kraft Heinz, Danone, Red Bull, Seara, Fini e 3 Corações.
Passado o baque, e com a perspectiva de um novo investimento neste ano, a scale-up projeta o posicionamento para os próximos anos. “A indústria e o varejo alocam investimentos de uma forma muito manual, possuem desafios enormes em executar as ações promocionais planejadas e principalmente em aferir os resultados. Nosso objetivo é ser uma plataforma de inteligência artificial que melhora os resultados do varejo e da indústria no ponto de venda”, conclui André.
*Fonte: SC Inova