Associadas à ACATE vencem Prêmio Nacional de Inovação
As empresas Aquarela e Nanovetores, associadas à ACATE, receberam nesta última terça-feira o Prêmio Nacional de Inovação nas categorias Inovação em Produto e em Sustentabilidade, respectivamente. Concedido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a premiação reconhece esforços inovadores de pequenos negócios de variados setores, e de médias e grandes empresas com foco no setor industrial, além de ecossistemas de inovação.
Entre as grandes empresas, a catarinense WEG foi vencedora na categoria Gestão de Inovação. A empresa fundada em Jaraguá do Sul, a corporate fez parte da trajetória do LinkLab, programa de inovação aberta da ACATE, e atua na indústria de geração, transmissão e distribuição de energia (GTD), equipamentos eletroeletrônicos industriais, motores para uso doméstico e tintas e vernizes. O diretor global de Engenharia da WEG, Rodrigo Fumo Fernandes, recebeu a premiação.
A Aquarela foi representada pelo seu diretor de Digital e Expansão Internacional, Joni Hoppen dos Santos, e venceu o prêmio concorrendo entre as micro e pequenas empresas. A startup florianopolitana e graduada no MIDITEC atua na indústria brasileira, tendo grandes empresas como clientes, através de soluções pioneiras de Advanced Analytics e aplicação de inteligência artificial por meio da sua plataforma Vortx. Já a Nanovetores, representada pelo CEO Ricardo Henrique Ramos (foto), conquistou a premiação entre as médias empresas. A associada possui sede em Florianópolis e atua na indústria química com foco no desenvolvimento de sistemas de nano e microencapsulação para os segmentos de cosmético, farmacêutico e têxtil com o uso de processos sustentáveis.
As empresas reconhecidas também poderão indicar representantes para cursarem Master em Business Innovation (MBI) do SENAI, além de imersões em ecossistemas de inovação brasileiros e internacionais.
A 7ª edição do Prêmio Nacional de Inovação teve ao todo 44 instituições finalistas, sendo reconhecidas 15 empresas e três ecossistemas. A premiação foi realizada na Casa Natura Musical, em São Paulo, e é uma iniciativa Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), que tem o patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a parceria do Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).