ACATE impulsiona empresas através de negócios, formação e conexão
Com um portfólio destinado ao impulsionamento e integração das empresas de tecnologia de Santa Catarina, a ACATE entrega valor às suas associadas de diversos níveis de maturidade através de programas […]
Com um portfólio destinado ao impulsionamento e integração das empresas de tecnologia de Santa Catarina, a ACATE entrega valor às suas associadas de diversos níveis de maturidade através de programas estratégicos com metodologias focadas no desenvolvimento de startups, geração de oportunidades de negócios e networking entre empreendedores.
Entre os programas estratégicos da ACATE está a incubadora MIDITEC, reconhecida como uma das melhores do mundo pela UBI Global, que atua com startups de todo o estado e do segmento de food service através de sua metodologia para a formação de empreendedores. O programa, realizado em parceria com o SEBRAE/SC, já graduou mais de 135 empresas durante seus 23 anos de existência.
Outra iniciativa é o LinkLab, programa de inovação aberta que conecta startups com soluções inovadoras para realizarem negócios junto a corporates que buscam melhorar processos, entregar valor, complementar o portfólio ou expandir a atuação de mercado. Entre as grandes empresas que já passaram pelo programa estão ArcelorMittal, Bayer, Fort Atacadista, Koerich, Intelbras, Tigre, Unimed, WEG, Whirlpool, entre outros players do mercado.
A integração entre empresas de diferentes portes também ocorre nas Verticais de Negócios, que promove o encontro de empreendedores do setor de tecnologia que atuam em segmentos como agro, financeiro, varejo, educação, saúde, entre outros. Cada cluster de empresas das Verticais tem o objetivo de realizar networking entre seus participantes e gerar oportunidades de crescimento conjunto.
Conheça os cases de negócios que se desenvolveram junto à ACATE:
MIDITEC e início da jornada da Pixeon
A Pixeon foi uma das empresas que durante os primeiros passos de sua jornada teve o apoio do programa de incubação da ACATE.O atual presidente da ACATE, Iomani Engelmann, cofundador da empresa, destaca que a startup se situava em seu apartamento e para desenvolver o negócio a incubadora teve importante papel. “A Pixeon ganhou cara de empresa quando começamos a fazer parte da comunidade ACATE”, afirma Engelmann.
A incubação ofereceu a Iomani e demais sócios a formação empreendedora que garantiu que a Pixeon trilhasse o caminho para se tornar uma das principais empresas de healthcare do Brasil. A startup desenvolve soluções tecnológicas de gestão para hospitais, laboratórios, clínicas, consultórios e atua nacionalmente e internacionalmente. Além disso, a startup recebeu investimentos e adquiriu outras empresas após ser graduada pelo MIDITEC.
LinkLab e a relação ganha-ganha entre o Koerich e a startup Donc!
Através de oportunidades de negócio geradas pelo LinkLab, a rede de lojas Koerich, reconhecida como um dos melhores varejos do Brasil pelo ranking Valor 1000, conectou-se à startup Donc! para promover otimizações no processo de logística. Com a implantação de tecnologias desenvolvidas pela Donc!, o Koerich reduziu custos e agilizou a gestão de serviços do setor de montagens.
Maurílio Stelzner, supervisor de montagem externa do Koerich, afirma que a conexão teve seu objetivo atingido com sucesso.” A parceria com a Donc! foi muito feliz, existiu de fato uma proximidade e interesse no desenvolvimento da solução. As etapas e entregas foram cumpridas conforme alinhado inicialmente e o objetivo principal foi alcançado com sucesso: melhorar a experiência do cliente.”
Para a startup, a conexão representou oportunidade de fortalecimento do negócio, conforme cita o CEO Thomás Pessoa. “A troca de conhecimento e o sucesso do case nos deram a autoridade de mercado que fez toda a diferença no crescimento da Donc!, e permitiu com que nossa empresa entregasse ainda mais valor para nossos clientes”, conclui.
Verticais de Negócios e troca de experiências em diversos segmentos com a Betha Sistemas
A Betha Sistemas, empresa associada ao polo regional da ACATE em Criciúma, promove soluções com foco na inovação e transformação digital para a gestão de órgãos públicos brasileiros. Sendo assim, a empresa desenvolve sistemas voltados para educação, saúde e para tornar as cidades inteligentes. Essas três áreas em que a empresa do sul de Santa Catarina atua estão entre os 11 segmentos que as Verticais de Negócios da ACATE reúnem para trocar experiências e desenvolver juntas seus ramos de atuação.
Wendel Nascimento, coordenador de Marketing na Betha, aponta que fazer parte das Verticais de Negócios de Educação, Saúde e Smart Cities é uma experiência enriquecedora para a empresa. “Atuar no mercado tecnológico é se deparar com inovações e atualizações diariamente, por isso, trocar ideias com outras empresas que enfrentam o mesmo desafio e compartilhar o nosso conhecimento são oportunidades que só têm a agregar qualidade ao nosso trabalho”. Wendel acrescenta que as conexões estabelecidas são fatores fundamentais para o negócio que conta com mais de 3 mil clientes em 19 estados brasileiros e busca expandir sua atuação por todo o país.
Durante todo o mês de abril, em comemoração aos 36 anos da entidade, a ACATE apresentará conteúdos especiais sobre o desenvolvimento do setor de tecnologia em SC junto às empresas e parceiros no site e Blog da ACATE. Também receba todas as segundas-feiras no seu e-mail a newsletter com as principais informações do ecossistema e siga a ACATE nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Twitter.
- Artigos