Colaboração: como diversos atores têm ajudado a ACATE a impulsionar o ecossistema
Tudo o que a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) entrega para o ecossistema é fruto de um trabalho colaborativo. Há 36 anos, a instituição tem exercido um importante papel articulador […]
Tudo o que a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) entrega para o ecossistema é fruto de um trabalho colaborativo. Há 36 anos, a instituição tem exercido um importante papel articulador entre o empresariado e os mais variados atores da inovação. Em conjunto, eles contribuem para desenvolver Santa Catarina como um estado tecnológico.
A ACATE tem como missão apoiar o setor de tecnologia de ponta a ponta. Oferece suporte desde às startups com potencial de crescimento até às grandes empresas que precisam inovar. Sempre atualizada sobre as mudanças na economia e nas formas de trabalho, gera oportunidades e conexões que fortalecem o setor, além de representá-los frente aos órgãos promotores de políticas públicas.
Suas 1500 associadas formam uma ampla rede de networking, espalhada por 10 polos regionais. Elas, atuantes em diferentes segmentos do mercado, encontram no território catarinense um ambiente dinâmico e repleto de vantagens competitivas.
Em Santa Catarina, parcerias público-privadas, como a Rede de Inovação Florianópolis e a Rede Catarinense de Centros de Inovação, aumentam a presença de habitats de inovação altamente produtivos e oferecem atendimentos especializados à comunidade empreendedora. Além disso, instituições públicas — como as Secretarias de Governo estadual e municipais, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) — colaboram com recursos financeiros e humanos para o fomento de vários projetos.
Ao lado dessas organizações, entidades de natureza de direito privado — como as do Sistema S: FIESC, SENAI, SEBRAE, SENAC etc. —, universidades, institutos de pesquisa e extensão, fundos de investimento, organizações da sociedade civil, entre outras, colaboram à sua maneira para impulsionar o desenvolvimento tecnológico catarinense. A ACATE mantém relações com todas elas, somando esforços para a execução de suas próprias ações.
Fazendo contato com investidores, por exemplo, a Associação promove acesso facilitado a capital para startups, por meio do Fundo Garantidor ACATE, do Fundo Invisto e da Rede de Investidores Anjo (RIA). Já com o Sistema S, governo, ONGs e instituições de ensino, realiza eventos e programas de formação de talentos para a tecnologia, entre outras ações. A ACATE ainda tem presença ativa em negociações de interesse do setor, como o caso recente da implementação da rede 5G no Brasil.
O portfólio de programas estratégicos da ACATE também conta com o apoio financeiro de empresas privadas e entidades para sua manutenção. No LinkLab, a inovação aberta só acontece graças à ajuda de corporates que integram a iniciativa. Já o MIDITEC, programa de incubação da ACATE, uma parceria entre a Associação e o SEBRAE, além do patrocínio de empresas e o apoio da Rede de Inovação Florianópolis, torna o desenvolvimento de startups possível.
Por fim, no que se refere ao portfólio de benefícios, a ACATE ainda se compromete a criar laços com parceiros institucionais e fornecedores de vantagens para empresas, a fim de contribuir para a melhoria das condições de vida dos colaboradores do setor de tecnologia catarinense. Nesse “leque” de possibilidades, estão contemplados serviços, finanças, tecnologia, eventos, capacitações, entre outros.
Conexões externas
Para além das fronteiras estaduais, a ACATE entrega valor a parceiros de outras regiões do Brasil e do mundo. Atualmente, ecossistemas de inovação espalhados pelo globo estão se articulando de maneira a gerar uma nova economia, cada vez mais conectada.
Em seu dia a dia, representantes da Associação recebem visitas externas — nacionais e internacionais — nos centros de inovação, colaborando para o desenvolvimento conjunto. Os impactos desse processo se dão tanto na esfera individual quanto coletiva, transformando pessoas e negócios que por esses ambientes passam. Da mesma forma, responsáveis pela internacionalização da ACATE visitam empresas e instituições de outros países, em busca de inspiração, orientação e difusão do conhecimento.
O contato que a Associação mantém com atores locais, de outros estados e países abre uma gama de oportunidades de intercâmbio e crescimento para o empresariado de Santa Catarina, viabilizando a construção de um ecossistema integrado e próspero.
>> Mais do que uma entidade associativa, a ACATE é uma rede de suporte, capacitação e inspiração aos empreendedores. Faça parte de um dos hubs de inovação que mais cresce no Brasil.
- Artigos
- Parceiros