A Zoho obteve sucesso concentrando-se em seus porquês
Seguindo uma filosofia semelhante à descrita no best-seller global de Simon Sinek, Start with Why, a Zoho obteve sucesso mantendo-se fiel ao seu propósito em vez de se concentrar apenas […]
Seguindo uma filosofia semelhante à descrita no best-seller global de Simon Sinek, Start with Why, a Zoho obteve sucesso mantendo-se fiel ao seu propósito em vez de se concentrar apenas no lucro. O princípio de Sinek, que permaneceu muito popular por mais de uma década, considera por que algumas empresas são mais pioneiras e bem-sucedidas do que outras e por que são capazes de repetir seu sucesso repetidamente. A resposta simples é: “Porque nos negócios não importa o que você faz, importa porque você o faz”.
Comece com o seu porquê
É uma prática comum para as empresas medirem o seu sucesso pelo crescimento de capital tradicional. A Zoho, por exemplo, adota uma compreensão mais ampla do capital. Diretamente, a Zoho vende software de negócios. No entanto, não é só isso que move a organização. Conforme declarado pelo CEO, Sridhar Vembu, “A Zoho adota uma definição expansiva de capital corporativo que se estende muito além de nossos balanços e livros de ativos”. O verdadeiro capital da Zoho inclui a cultura compartilhada, as habilidades e a dedicação das pessoas que compõem nossa organização.
Para administrar uma empresa de sucesso, é importante não ficar preso ao seu core business, pois não é isso que inspira as pessoas. Sua causa e cultura inspiram lealdade e, como Sinek sugere, “funcionários inspirados contribuem para empresas mais fortes e economias mais fortes”. Na Zoho, o foco é garantir que os valores estejam presentes na estrutura de toda a empresa.
Defina seu propósito
No espírito de parceria e com o objetivo de sucesso mútuo de longo prazo para a empresa e clientes, o objetivo da Zoho é manter nossos produtos acessíveis.
“Se nossos usuários prosperarem, nós também prosperaremos”, diz Vembu. “Se eles crescerem, nós também cresceremos. Quando a decência é mais importante que os lucros, isso fica evidente – na cultura da sua empresa, no relacionamento com o cliente e em como e por que você toma grandes decisões.”
Articule claramente o seu porquê
Como proprietário de uma empresa, você realmente sabe por que seus clientes escolhem sua marca? E por que seus funcionários trabalham para você? Se essas respostas não forem claras, é hora de reavaliar o propósito do seu negócio. Muitas empresas não conseguem alcançar o sucesso porque tomam decisões com base em suposições equivocadas sobre o que impulsiona seu sucesso.
Entenda o cérebro humano
Clientes
É importante lembrar que as pessoas não compram o que você faz; eles compram por que você faz isso. Os clientes compram o software da Zoho em detrimento dos concorrentes porque são diferentes, e trazem um toque humano – uma conexão real dentro de um mundo online. Constroem relacionamentos com os clientes e funcionários na medida em que eles se tornam membros da família Zoho. Eles se tornam parte de algo maior do que a própria tecnologia. Todos nós formamos um ecossistema integrado que impulsiona as economias em todo o mundo. Alinhando-se à filosofia de Sinek, olhando-a de uma perspectiva biológica e baseada na evolução do comportamento humano, as pessoas são atraídas por organizações que as fazem sentir-se pertencentes. Se você deseja conquistar clientes fiéis e duradouros, precisa conquistar corações antes de mentes. E é por isso que você precisa começar com o seu porquê.
Funcionários
Pesquisas mostram que as pessoas que vêm trabalhar com um claro senso de propósito são menos propensas a desistir após falhas, porque a missão geral as motiva. A Zoho é apaixonada por expandir a imaginação, ultrapassar limites e alcançar novos patamares com seus produtos. Para alcançar avanços em nossa tecnologia, os funcionários se desafiam. Isso significa se levantar após cada erro e escolher aprender com seus fracassos para melhorar e crescer.
Como Sinek explica, se os funcionários adotarem a mesma mentalidade da organização, eles farão um esforço extra “para explorar, inventar, inovar, avançar e, mais importante, fazer isso repetidamente”. É exatamente essa dedicação de nossos funcionários que tornou a Zoho um sucesso.
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