Data Literacy: o que é, importância e como implementar
Data literacy, ou alfabetização de dados, é um conceito cada vez mais discutido e aplicado no dia a dia das empresas e passou a representar um grande desafio para os […]
Data literacy, ou alfabetização de dados, é um conceito cada vez mais discutido e aplicado no dia a dia das empresas e passou a representar um grande desafio para os profissionais que precisam se adaptar às mudanças do mercado de trabalho.
Contudo, é importante destacar que saber lidar com dados não é relevante apenas no aspecto profissional. Pessoas que entendem os contextos e sabem validar as fontes das informações são muito mais propensas a tomar boas decisões também no âmbito pessoal.
Em um mundo cada vez mais conectado, no qual o fluxo de informações geradas cresce a cada segundo, torna-se imprescindível aos negócios e à sociedade como um todo preocupar-se com a qualidade dos dados a que têm acesso e saber analisá-los.
Não à toa o conceito de Big Data é cada vez mais explorado no mercado para entender como lidar com a quantidade e a velocidade das informações disponíveis no mundo.
Big Data: o que é, importância e como aplicar na sua empresa
Neste artigo, entenda o conceito de Data Literacy, sua importância, quais são os principais desafios e conheça algumas dicas para implementar programas de alfabetização de dados em sua empresa.
O que é data literacy?
De acordo com a publicação Approaches to Building Big Data Literacy, do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), data literacy é a habilidade transformar dados em informação, ou seja, ler, trabalhar, analisar e argumentar com base em dados.
Ler – Entender o que são dados e quais aspectos do mundo eles representam.
Trabalhar – Criar, adquirir, limpar e gerenciar dados.
Análise – Filtrar, classificar, agregar, comparar e desempenhar outras atividades analíticas com dados.
Argumentar – Utilizar dados para apoiar uma narrativa com intuito de comunicar alguma mensagem a um público específico.
A alfabetização de dados permite interpretar contextos com maior precisão, entender os cenários e, a partir dessas descobertas, tomar decisões e executar ações embasadas em fatos, não em opiniões.
Por exemplo, ao planejar uma viagem, podemos verificar a previsão do tempo durante nossa estadia e, então, organizar a mala e os passeios de acordo com o clima. Ao fazer isso, coletamos dados, os analisamos e tomamos uma decisão baseada em fatos.
Mas, antes de fazer qualquer escolha, precisamos ter certeza de que as informações a que tivemos acesso são realmente confiáveis. Por isso, checar as fontes é parte fundamental da alfabetização de dados.
Esses aspectos da data literacy também são essenciais para construir estratégias data driven para os negócios, ou seja, uma cultura que valorize decisões com base em fatos e dados, não em achismos.
Data driven: veja 4 benefícios de aplicar na sua empresa
A seguir, vamos entender porque é importante investir nessas habilidades.
Entenda a importância de investir em data literacy
A pesquisa “Perigos da percepção”, realizada em 2017, mostrou que, naquele ano, a população brasileira era a segunda que mais tinha percepções equivocadas sobre a realidade do país em temas como vacina, terrorismo, gravidez na adolescência, entre outros.
Essa dissonância também é uma realidade no mundo dos negócios. Uma pesquisa encomendada pela Qlik em 2018, com 7.300 tomadores de decisão, descobriu que apenas 24% se consideravam alfabetizados em dados.
Se a liderança encontra dificuldades, é de se esperar que a situação fique ainda mais crítica nas camadas operacionais das empresas.
Com isso, na hora de tomar uma decisão, acaba prevalecendo a intuição da equipe ou a opinião da pessoa mais influente.
Essas percepções equivocadas, quando não são confrontadas com os dados reais, podem levar a diagnósticos precipitados e, consequentemente, a decisões e soluções inadequadas.
Com isso, a empresa fica refém de seus próprios achismos e pode sofrer consequências graves que vão desde a perda de market share até mesmo a falência.
Quais são os benefícios da alfabetização de dados
Como vimos, o percentual de profissionais alfabetizados em dados no mercado é pequeno. Por isso, saber ler, trabalhar, analisar e argumentar com base em dados são diferenciais para se destacar frente à concorrência.
Essas habilidades trazem os seguintes benefícios:
Tomar decisões inteligentes
Em um cenário com informações em excesso e cada vez mais competitivo, compreender o que os dados mostram é essencial para tomar melhores decisões. Além disso, seu ponto de vista e suas opiniões serão melhor construídas quando baseadas em fatos concretos.
Agir preventivamente
Analisar dados permite antecipar cenários, como crises, insatisfações dos clientes, problemas em seus produtos e serviços, entre outros. Dessa forma, é possível criar ações de prevenção que permitam evitar riscos aos seus negócios.
Encontrar tendências
Também é possível encontrar tendências de consumo e comportamento, sejam elas relacionados à concorrência, aos seus clientes ou ao mercado em geral e, dessa forma, planejar sua estratégia para essas oportunidades.
Diferenciar-se dos concorrentes
Fazer perguntas e questionar os dados que chegam até você são fatores essenciais para conseguir descobrir tendências e correlações que tragam novas ideias e novas abordagens aos negócios. Isso ajuda a se diferenciar e a entender a melhor forma de gerar valor para os clientes e para o mercado como um todo.
Detectar notícias falsas
Especulações mal confrontadas podem levar a decisões equivocadas. Não é necessário ser um cientista de dados ou um especialista em estatística para trabalhar com dados, basta entender como analisar e filtrar as informações que chegam a nós todos os dias.
Trabalhar com novas tecnologias
É praxe dizer que os robôs irão roubar o trabalho dos humanos, porém devemos ter em mente que nosso cérebro e nossa habilidade criativa ainda são fatores essenciais na hora de utilizar dados para tomar decisões.
As novas tecnologias eliminam o trabalho manual e permitem investir mais esforços em atividades estratégicas.
Empresa Data Driven: como a Stone Pagamentos usa dados estratégicos
Como implementar data literacy nas empresas em 6 passos
Os benefícios de contar com um time alfabetizado em dados são facilmente percebidos, mas a implantação exige um esforço constante e muito planejamento.
Para isso, o primeiro passo é ganhar o apoio da diretoria. Depois, você pode seguir o seguinte roteiro:
Identifique o nível de data literacy: Tente entender quais áreas já tomam decisões baseadas em dados e quais ainda precisam desenvolver essa cultura. Com isso, você saberá o grau de competência da empresa como um todo. Se quiser, você pode detalhar o nível de alfabetização por área.
Comece pelas áreas-chave: Alguns setores, como Marketing, Vendas e Operações, têm mais urgência em obter capacidade de tomar decisões a partir dos dados. Comece seu projeto por essas áreas. Desta forma, você conseguirá provar os resultados mais facilmente.
Deixe os dados disponíveis: Sempre que possível, disponibilize os dados para a empresa como um todo. Essa é uma forma de “quebrar” os silos e estimular a troca de insights entre os diversos departamentos.
Recomende cursos e materiais gratuitos: Existem muitas pesquisas, cursos e treinamentos disponíveis gratuitamente na internet. Você pode fazer um mapeamento dos principais materiais à disposição e compartilhar com o seu time.
Estimule a alfabetização de dados: Uma boa forma de incentivar a análise e o uso dos dados é atrelar questões ligadas à data literacy ao plano de desenvolvimento dos colaboradores. Esse será um incentivo para que eles desenvolvam essas habilidades.
Construa uma cultura baseada em dados: A cultura é a principal maneira de garantir que a análise de dados permeie todas as estratégias de uma empresa. Para construí-la, o melhor a ser feito é dar o exemplo, ou seja, tomar decisões baseadas em dados em diferentes contextos e não apenas manter a iniciativa só na visão dos diretores e chefes em geral.
5 livros para ajudar na alfabetização em dados
Obviamente, alcançar a alfabetização em dados exige esforço, comprometimento e muito estudo. Mas, algumas literaturas ajudam a mudar de perspectiva e adotar uma mentalidade mais analítica. Confira as nossas dicas de livros:
Small Data
Martin Lindstorm
Repleto de cases práticos, esse livro mostra como observar os pequenos detalhes (small data) do dia a dia dos clientes pode ajudar a impulsionar as estratégias de marketing das empresas.
Como mentir com estatísticas
Darrell Heff
O autor reúne diversos casos de equívocos causados pela má utilização de dados interpretados com apoio “matemático”. Ele também apresenta conceitos-chave da estatística para que o público leigo possa melhorar sua interpretação dos fatos.
Fora de série
Malcolm Gladwell
Por meio da interpretação de dados, o autor desconstrói a ideia de que sorte ou talento bastam para alcançar a excelência e o sucesso.
O poder do hábito
Charles Duhigg
Apesar de ser considerado um livro de autoconhecimento, é a partir da análise de dados do comportamento humano que o autor desvenda como os hábitos funcionam e como impactam nosso dia a dia e orientam nossas decisões.
Factfulness: O hábito libertador de só ter opiniões baseadas em fatos
Anna Rosling Rönnlund, Hans Rosling e Ola Rosling
Nesta obra leve e repleta de gráficos e tabela de fácil compreensão, os autores utilizam o conceito “mindfulness” (atenção plena) para propor a prática do “factfulness”, ou seja, o hábito de basear suas opiniões apenas em fatos.
Os dados não só estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, como são um importante fator para entender o mundo em que vivemos, prever adversidades, encontrar tendências e preparar-se para cenários futuros em geral, sejam eles bons ou ruins.
Para que isso seja possível, é imprescindível que a população esteja preparada para
ler, trabalhar, analisar e argumentar com base em dados.
Isso não significa formar uma nação de cientistas de dados, mas sim uma sociedade capaz de compreendê-los no seu contexto e aplicá-los às decisões do dia a dia, tanto nos negócios como nas políticas públicas e até mesmo na hora de formar uma opinião.
Por meio da fluência em dados, pessoas e empresas são empoderadas a compreender melhor as informações e, desta forma, tomar decisões mais conscientes e orientadas por evidências.
A Neoway oferece soluções de análise de dados desenvolvidas sob medida para mais de 20 setores do mercado. Por meio de uma plataforma intuitiva, facilitamos a geração de insights e as tomadas de decisão.
Os projetos dos clientes da Neoway também são acompanhados por um Customer Success, profissional especializado em análises de dados que ajuda a aplicar nossas soluções às necessidades estratégicas de cada empresa.
Conheça as soluções da Neoway de Marketing e Vendas, Compliance, Tecnologia Jurídica, Identificação de Fraude e Gestão de Crédito ou fale com um de nossos especialistas para entender como o time pode ajudar a sua empresa a tomar decisões mais seguras e precisas.
- Artigos