A mentalidade dos líderes extraordinários
Pode parecer complexo e até um pouco subjetivo, mas na realidade, é simples definir a liderança extraordinária. Contudo, para alcançar esse nível de maturidade e impacto em termos de liderança […]
Pode parecer complexo e até um pouco subjetivo, mas na realidade, é simples definir a liderança extraordinária. Contudo, para alcançar esse nível de maturidade e impacto em termos de liderança é necessária uma jornada consistente e focada de desenvolvimento.
Um líder extraordinário é aquele que combina a excelência em duas dimensões: resultados e relacionamentos.
A primeira dimensão é a dos resultados. Líderes extraordinários são capazes de conduzir sua equipe para um nível de performance elevado e sustentável, superando metas previamente estabelecidas no curto, médio e longo prazo. Como exemplos, no contexto de vendas, trata-se do líder que mantém uma performance superior ao longo do tempo, no contexto dos esportes, podemos imaginar um técnico capaz de conduzir seu time para um nível de performance e regularidade que os leve a superar marcas e vencer competições.
A segunda dimensão é a dos relacionamentos. Líderes extraordinários são capazes de construir relacionamentos saudáveis a partir da construção de laços de confiança, colaboração e cumplicidade. Como consequência dos relacionamentos que constroem, estes líderes criam as bases para um clima organizacional ideal, gerando por consequência a motivação dos membros da equipe que atuam num ambiente harmonioso e produtivo.
Estes relacionamentos de qualidade fortalecem um dos ativos mais preciosos para a organização: o engajamento dos funcionários.
Sem liderança efetiva, não há gestão de pessoas, nem geração de resultados, nem cliente bem atendido, nem processos bem gerenciados. A permanente demanda por líderes maduros e efetivos se deve ao fato de que, são os líderes que conduzem as transformações mais relevantes.
Por Anderson Oliveira – Professor dos cursos de MBA e especialização na FGV e FIA-USP
- Artigos
- Parceiros