Credz revoluciona processos internos e impulsiona parceiros por meio de soluções Microsoft
Administradora de cartões e bandeira, a Credz articulou uma rede de comunicação e colaboração logo antes da pandemia, permitindo manter a produtividade durante a crise. Agora, trabalha no aprofundamento dessa […]
Administradora de cartões e bandeira, a Credz articulou uma rede de comunicação e colaboração logo antes da pandemia, permitindo manter a produtividade durante a crise. Agora, trabalha no aprofundamento dessa experiência, com a adoção do Azure, fornecendo informações em tempo real, via Power BI, para escritórios regionais e parceiros varejistas.
A Credz, emissora e administradora de cartão de crédito para o varejo no modelo open private label (cartão de loja utilizado também em outros estabelecimentos), trabalha com foco no varejo de médio porte. A empresa, fundada em 2011, atende ao consumidor da camada emergente, geralmente ainda pouco assistido pelo sistema financeiro. Em 2018, firmou parceria com uma bandeira de cartão internacional com o objetivo de proporcionar um instrumento de pagamento sofisticado, com tecnologia contactless e que dá acesso ao e-commerce. Além disso, eleva o volume de promoções, benefícios e inovações para o consumidor.
Com uma aceitação plena, tanto em lojas físicas como no e-commerce, em pouco tempo a Credz viu seu negócio alavancar, gerando aumento no volume de transações e no ticket médio. Tal movimento elevou a capilaridade da empresa que se espalhou pelo o país. De menos de 200 redes afiliadas e 1.500 pontos de venda, no início de 2019, a empresa atingiu atualmente o patamar de cerca de 500 redes varejistas parceiras, mais de 4.000 pontos de venda, superando 2.200.000 cartões emitidos.
A operação expandiu e o diretor de Tecnologia, Cleber Ferraz, explica que a tecnologia foi fundamental no suporte para o crescimento. “Iniciamos nossa operação com parcerias na Região Metropolitana de São Paulo, expandimos para o interior e conseguimos alcance nacional. Isso gerou a necessidade de pensar em tecnologia cloud e de uma plataforma para agregar todo mundo. Desde o início de nossas operações temos a Microsoft como parceira e, no final de 2019, já contávamos com a praticidade do Teams”, comenta.
A empresa, desde o início da sua trajetória, utiliza produtos da Microsoft: o sistema operacional Windows, o banco de dados no SQL Server e parte do desenvolvimento .Net. “Todo processo de onboarding nas lojas é baseado em .Net e SQL Server”, explica. Desde 2019, a empresa realiza a implantação da plataforma Microsoft 365, formalizando canais de comunicação interna e, nesse período, disponibilizou uma estrutura que garantiu a manutenção da operação em tempos de pandemia.
Atualmente, de um total de 337 colaboradores, 48 estão na área comercial. Esta equipe, além de gerenciar todo o trabalho em campo, é responsável pela venda de novos cartões junto às redes varejistas. Devido a pandemia e o consequente fechamento do varejo, esses colaboradores foram realocados das áreas comerciais para atividades de Relacionamento e Suporte aos Clientes, provendo um apoio mais humanizado aos portadores de cartão que passavam por maiores dificuldades.
“As pessoas começaram a cumprir outras funções e é consenso que o Teams foi um fator que viabilizou isso no momento zero”, comenta. A virada para o home office foi de maneira transparente e sem maiores impactos. Esta foi uma das ações tomadas pela empresa que permitiu que manteve a operação preservando o quadro de colaboradores e ainda conseguiu elevar o padrão de atendimento.
Com a implantação do Microsoft 365 em movimento desde final de 2019, Cleber ainda lembra de outras ferramentas que têm agregado à sua operação: “Na solução do Teams, agora estamos com iniciativas importantes no Planner e no Stream. Usamos OneDrive para compartilhamento e a nossa estrutura de rede agora está em migração para o Sharepoint. A adoção do PowerBI tem se mostrado muito promissora. Outra frente é o Data Warehouse que apresenta importantes iniciativas na cloud Azure”, complementa.
O processo de transformação da empresa já está avançado, mas, de acordo com Cleber, ainda há muito espaço para evoluir. Alguns procedimentos devem ser mantidos mesmo com o fim da pandemia. “Do dia para a noite, nós portamos toda operação dos nossos escritórios para o Teams e fomos tão positivamente impactados que já reavaliamos nosso modelo de trabalho. Mais do que tecnologia, o Teams ajuda a resolver um grande problema hoje em dia que é o da comunicação interpessoal”, adianta.
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