Balanço da missão Medellín é apresentado com ideias inovadoras para Florianópolis
Inovação e inclusão. Estas são as palavras-chaves que marcaram a Missão Ecossistemas de Inovação, realizada na Colômbia, de 8 a 15 de outubro, e que na tarde desta quarta-feira (26) teve os resultados apresentados de forma mais detalhada no painel “Balanço da Missão Medellín”. Um dos objetivos do evento foi mostrar como a Capital catarinense pode ser transformada em uma cidade inteligente através do ecossistema de inovação, tendo como inspiração Medellín.
Ao final da exposição ficou acordado que o grupo que esteve presente na missão fará um projeto que será apresentado para a Prefeitura de Florianópolis, com o propósito de trazer as experiências exitosas para a cidade. Uma das premissas do projeto é a implantação do Comité Universidade Empresa Estado (CUEE), programa adotado na Colômbia, que representa uma aliança estratégica para facilitar a união entre empresários, diretores universitários, entidades do terceiro setor e os governos municipal e estadual, para apoiar a formulação de agendas de trabalho conjuntas. O programa constituiu-se em 2003 com a missão de gerar esses espaços de diálogo e colaboração para impulsionar o progresso econômico e social em Medellín.
O painel realizado no auditório da Acif, contou com cerca de 50 participantes presenciais, dentre eles o presidente da Acif, Rodrigo Rossoni, o secretário de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Florianópolis, Juliano Pires, a vereadora Manu Vieira, e representantes do Floripa Sustentável.
À frente do painel estavam cinco integrantes da Missão: Daniel Leipnitz, Rode Martins, Rodrigo Vieira, Ronaldo Martins e Walmoli Gerber Júnior.
O evento, realizado pelo Cidade Inovadora, contou com o apoio do Floripa Sustentável, Acate, Acif, AsBEA/SC e FloripAmanhã. O Painel foi transmitido pelo canal de Youtube da Acif, onde pode ser assistido neste link.