Em 10 anos, programa Startup SC impacta 110 mil pessoas e ajuda a interiorizar ecossistema tech
O projeto Startup SC – iniciativa do Sebrae em Santa Catarina – completa 10 anos. O projeto impactou mais de 110 mil pessoas em ações realizadas nos seus diversos programas, sendo os principais o Programa de Capacitação Startup SC, Meetup Startup SC, Startup Summit, Startup Weekend, Missões Técnicas Internacionais, e Jornada Startups e Inova Startups, promovidos em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e a Bossanova Investimentos, respectivamente. Os programas atendem desde o empreendedor que tem apenas uma ideia e quer iniciar uma startup, até o que já possui um negócio e precisa acelerar seu crescimento. Dessa forma, o Startup SC promove conexões, mentorias e consultorias, visitas técnicas aos principais ambientes de inovação do Brasil e do mundo, proporcionando aos participantes conversas com pessoas experientes do ecossistema.
O Programa de Capacitação, principal ação do Projeto Startup SC, oferece aceleração para startups de diferentes estágios. Os participantes podem ter seus negócios acelerados, assim como podem receber aportes de grandes investidores. Nos últimos nove anos, o programa auxiliou 370 startups de diferentes regiões do estado catarinense e, neste período, muitas delas cresceram, se tornaram scale-ups (empresas que crescem 20% ao ano, por pelo menos três anos seguidos) e até foram incorporadas por empresas maiores, promovendo saídas (exit) aos empreendedores.
Quando surgiu o Startup SC, em 2012, o ambiente de tecnologia no Estado ainda era formado por empresas mais tradicionais, e o próprio conceito de startup no Brasil ainda estava sendo forjado. “A partir do alinhamento com as primeiras startups do ecossistema, foi construído o programa de capacitação como uma forma do Sebrae de Santa Catarina passar a se integrar, efetivamente, ao ambiente inovador já encontrado na região, relata Alexandre Souza, gestor do Startup SC.
“Nestes 10 anos, empreendedores que participaram das primeiras turmas se capacitaram, buscaram as melhores referências e hoje ajudam outros empreendedores a se formarem”, pontua Alexandre.
Uma barreira que precisou ser quebrada para o crescimento das startups no estado foi a descentralização das oportunidades de negócios fora dos principais polos, que se concentravam em Florianópolis, Blumenau e Joinville. “Acredito que o programa foi responsável pela interiorização do ecossistema. Por ser um programa estadual, trazíamos turmas de todo o estado para Florianópolis para ter acesso a este tipo de conteúdo, e depois o programa cresceu e passamos a criar turmas em outras cidades, como Blumenau, Joinville e Chapecó. Então, a missão estadual da iniciativa sempre foi cumprida”, explica o gestor do Startup SC.
Para além da vertente de educação empreendedora, há os eventos: um exemplo é o Startup Summit, que hoje é um evento nacional com sede em Florianópolis, fruto da densidade e referência que a cidade e o estado se tornaram. Durante suas cinco edições (2018 a 2022), o Startup Summit já reuniu, aproximadamente, 89 mil participantes.
“Recentemente, o Sebrae SC tornou-se polo de referência em startups para o Brasil. Isso permitirá que outros estados possam acessar os mecanismos que tornaram Santa Catarina um dos ambientes mais férteis para construção de startups do país, tendo especialmente o Startup SC como pano de fundo”, destaca o diretor técnico do Sebrae SC, Luc Pinheiro. No próximo ano, o projeto vai criar mais mecanismos para que unidades estaduais do Sebrae possam se desenvolver e fortalecer seus ecossistemas de startups.
*Fonte: SC Inova/ Foto: Divulgação
>> Associe-se em 2022 e garanta vantagens exclusivas. Faça parte do melhor hub de inovação do Brasil, clicando aqui. Acesse também nosso Portal de Benefícios e descubra as diversas vantagens de ser um associado.