BRDE Labs SC: Aceleração comercial gera resultados para vendas e estruturação de negócios
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a ACATE anunciaram, no último dia 15 de dezembro, as startups com melhor desempenho e os impactos do programa BRDE Labs SC para os negócios apoiados com a aceleração comercial. Entre os resultados constatados pelo diagnóstico de mais de 50 startups aceleradas no programa, estão aspectos como a estruturação das empresas e o desenvolvimento de processos na área comercial.
Durante 4 meses, 100 empresas participantes do BRDE Labs receberam mentorias e workshops com ferramentas que visaram a aceleração comercial para estruturar e validar estratégias e processos. A formação empreendedora realizada gerou impactos como a evolução dos times de vendas dos negócios. Ao todo, 78,6% das startups diagnosticadas estruturaram suas equipes comerciais. Parte dessas empresas também expandiu o número de colaboradores neste setor.
Além da constituição da área de vendas, 51,6% das empresas conseguiram desenvolver metas para seus times junto ao programa. Os objetivos foram seguidos pelas startups ao mesmo tempo que definiram-se novos processos. Por exemplo, cerca de metade delas passou a implementar CRM para gestão comercial e, também, criaram blueprints de vendas para orientar reuniões com leads, de forma que fossem otimizados o relacionamento e a jornada dos clientes.
De acordo com as empresas diagnosticadas pelo programa desde o início até o final da jornada de aceleração, 35% das startups aumentaram a conversão de leads em clientes. Além da estruturação de processos, as empresas também receberam formação para gerir os indicadores de performance, sendo esta uma das últimas etapas do programa, o qual iniciou com conhecimentos para construção da máquina de vendas.
Esta foi a primeira edição do BRDE Labs SC. A iniciativa reuniu empresas das seis mesorregiões do estado para participarem de formação empreendedora em formato online, em que foram realizados oito workshops e atividades, além de quatro mentorias coletivas e mais de 70 individuais. Ao final do programa, as 10 startups com melhor desempenho dividiram a premiação total de R$ 150 mil.
Empresas interessadas em participar de novas turmas do programa podem saber mais a respeito na página do BRDE Labs SC.