Metodologia inovadora de programação diminui retrabalho na Softplan/Poligraph
Quando se pensa em inovação, logo vêm à mente tecnologias inéditas, que mudam radicalmente o mercado e a vida das pessoas. Mas a inovação pode ser mais simples e, igualmente, cumprir seu papel de diferenciar a empresa de seus concorrentes. Na Softplan/Poligraph, empresa catarinense de desenvolvimento de softwares, a inovação não está apenas nos produtos apresentados aos clientes, mas também nos processos de trabalho.
Quando se pensa em inovação, logo vêm à mente tecnologias inéditas, que mudam radicalmente o mercado e a vida das pessoas. Mas a inovação pode ser mais simples e, igualmente, cumprir seu papel de diferenciar a empresa de seus concorrentes. Na Softplan/Poligraph, empresa catarinense de desenvolvimento de softwares, a inovação não está apenas nos produtos apresentados aos clientes, mas também nos processos de trabalho. O programa Ideias em Ação, que estimula a contribuição dos colaboradores para gerar inovação dentro da empresa, propôs à equipe interna o tema “como eliminar o retrabalho”. O resultado foram 206 ideias, das quais 11 foram escolhidas para implementação. Um dos projetos que está sendo implementado foca no trabalho das equipes de programação.
Normalmente, um profissional de desenvolvimento de softwares recebe treinamento e material de apoio para realizar o seu trabalho. A equipe da Softplan/Poligraph foi além: elaborou uma metodologia de programação para as equipes de desenvolvimento que elimina grande parte da complexidade envolvida nesse tipo de atividade. A metodologia engloba todos os cuidados que o programador deve ter ao codificar, assegurando a qualidade do processo. O passo-a-passo está documentado, acompanhado de guias e exemplos de boas práticas. Como suporte à documentação, foi desenvolvida uma ferramenta inovadora, que automatiza e agiliza a aplicação da metodologia durante o desenvolvimento de software, garantindo assim a aplicação prática dos padrões documentados.
Essa inovação facilita e torna mais rápida a integração dos novos profissionais contratados, que podem começar a desenvolver programas em menos tempo. Além disso, a metodologia melhora a qualidade do software produzido e agiliza o processo de desenvolvimento. “O uso da metodologia induz o desenvolvedor a pensar com mais critério antes da implementação, a documentar e testar seus códigos. Com isso ganhamos rotinas concisas, um código muito mais legível e padronizado e ainda coberto por testes, garantindo muito mais qualidade e estabilidade para nossos sistemas. Outro ganho é a autonomia de toda a equipe envolvida, pois cada integrante consegue trabalhar sem a necessidade da ajuda de outras pessoas para entender o código, encontrar problemas e outras situações rotineiras, otimizando o tempo em muitas tarefas envolvidas”, explica Leonardo Westphal, analista de arquitetura da Softplan/Poligraph.
Estímulo à inovação
Tudo isso é resultado de uma iniciativa interna da Softplan/Poligraph para estimular os colaboradores a contribuírem com sugestões inovadoras para melhorar processos, produtos e serviços: o Programa Ideias em Ação. Com apoio da Fundação Certi, o Ideias em Ação é gerenciado por meio de um sistema online de inovação corporativa, no qual são publicados os temas a serem trabalhados e as ideias propostas pelos funcionários. Após a submissão das propostas, elas são avaliadas por uma equipe de gestores. As selecionadas são divididas entre as que serão implementadas imediatamente e as que demandam um projeto mais aprimorado para serem executadas.
Para estimular a participação das equipes de todas as unidades de negócio, também foi criado um sistema de recompensas: os proponentes dos temas eleitos recebem uma premiação em pontos, que pode aumentar conforme a ideia evolui de proposta para projeto em planejamento ou para implementação. “As bonificações irão variar de acordo com o assunto colocado em pauta. Cada ponto recebido é acumulado em um cartão e pode ser utilizado em estabelecimentos comerciais credenciados, como livrarias, shopping centers, lojas de varejo e outros lugares”, explica o gerente do projeto, Marcos Florão.
Sobre a Softplan/Poligraph
Com sede em Florianópolis (SC), a Softplan/Poligraph é uma das maiores empresas do Brasil com foco no desenvolvimento de softwares de gestão. Desde 1990, a companhia atua de modo a tornar a gestão pública e privada no país mais transparente, eficiente e ágil com o uso de tecnologias modernas e inovadoras. Ao longo desses anos, a Softplan/Poligraph especializou seus softwares de gestão para alguns segmentos específicos: Justiça, Infraestrutura e Obras, Gestão Pública, Projetos financiados por Organismos Internacionais e Indústria da Construção. Suas soluções já estão presentes em todos os estados brasileiros, em países da América Latina e nos Estados Unidos.