Municípios paranaenses receberam esclarecimentos sobre os novos procedimentos contábeis para 2013
A contabilidade pública brasileira está migrando do modelo puramente orçamentário para um modelo patrimonial. A modificação permitirá à União, estados e municípios um controle mais completo de seus bens, direitos e obrigações.
A contabilidade pública brasileira está migrando do modelo puramente orçamentário para um modelo patrimonial. A modificação permitirá à União, estados e municípios um controle mais completo de seus bens, direitos e obrigações. Para orientar os contadores municipais do estado do Paraná sobre a nova contabilidade pública a IPM Sistemas de Gestão Pública realizou no inicio do mês de outubro uma série de demonstrações, esclarecimentos e trocas de informações. As mudanças já estão em curso na esfera federal e estadual. Para os municípios, o prazo de adesão é 2013.
A IPM atua no desenvolvimento de soluções para informatização de prefeituras e órgãos públicos. Com sede em Florianópolis, fábrica de software em Rio do Sul (SC) e filial em Cascavel (PR), atualmente ela conta com mais de 200 profissionais de tecnologia e consultores em gestão pública. Segundo Jonny Gubler, responsável pelo processo de aplicação das normas aos softwares IPM, esses eventos são de extrema importância. “Demonstramos e exemplificamos de forma prática e simples as novas rotinas envolvendo os sistemas de arrecadação municipal, patrimônio, almoxarifado, suprimentos, gestão de pessoas e contabilidade. Também geramos a troca de experiências entre os municípios”, explica.
Entre as mudanças exigidas destacam-se os novos modelos e demonstrativos, adoção de um plano de contas único nacional, um novo regime contábil e a implantação de novos procedimentos como depreciação, amortização, exaustão, provisões e reavaliações, atualização das demonstrações contábeis e implantação do sistema de custos.
Os eventos realizados pela IPM em Nova Santa Rosa, Campo Mourão e Campo Largo abrangeram três regionais no Paraná e contaram com cerca de 100 espectadores. De acordo com Jonny, o número de participantes demonstra o interesse e a preocupação dos municípios quanto a adequação de processos e metodologias para a implantação desta nova contabilidade. “Este trabalho de demonstração e orientação, também já foi efetuado no estado do Espírito Santo, será expandido aos demais estados do país que possuem clientes da IPM. A meta é que todos iniciem o exercício de 2013 devidamente instruídos e treinados para as adequações de software que se fizeram necessárias”, conclui. Participaram dos eventos contadores, controladores internos e demais profissionais públicos ligados a área de administração.
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná espera que por meio do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público dos Municípios do Paraná os seus 399 municípios reformulem gradativamente a partir de 2013 seus procedimentos orçamentários e contábeis com base nas novas normas.
Sobre a IPM
A IPM Sistemas de Gestão Pública atua desde 1996 no desenvolvimento de soluções para informatização de prefeituras e órgãos públicos. Com sede em Florianópolis, fábrica de software em Rio do Sul (SC) e filial em Cascavel (PR), atualmente ela conta com mais de 200 profissionais de tecnologia e consultores em gestão pública. A IPM é uma das cinco empresas do Brasil a ter o selo de qualidade do Programa Nacional de Apoio a Modernização Fiscal e Administrativa em Órgãos Públicos, o PNAFM. Além disso, é a única do Alto Vale do Itajaí a conquistar o MPS.BR, uma certificação que atesta a qualidade e a maturidade do seu software. O Modelo está em conformidade com as Normas Internacionais ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 15504.