CGI.br participa do CIBSS 2012
Especialistas do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), órgão responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da Internet no país, estão entre os palestrantes da trilha Evento do Observatório no Congresso da Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI (CIBSS 2012), que terá início no dia 22 a partir das 14h00.
Especialistas do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), órgão responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da Internet no país, estão entre os palestrantes da trilha Evento do Observatório no Congresso da Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI (CIBSS 2012), que terá início no dia 22 a partir das 14h00.
O evento, promovido pela SOFTEX na cidade de Itupeva, distante pouco mais de 20 minutos da cidade de Campinas, reunirá até o próximo dia 27 membros do setor empresarial, da academia e do Governo para a troca de experiências e discussão de temas relevantes para o setor. O CIBSS inclui ainda mais duas trilhas temáticas: CONATI (Congresso SOFTEX de Alianças Empresariais – 3ª edição) e WAMPS (Workshop Anual do MPS – 8ª edição).
A programação terá início com o painel “Medição das TICs no Brasil”, que abordará os desafios envolvendo a mensuração do uso e da apropriação das TICs e os impactos provocados pelo seu emprego nos diferentes setores econômicos.
Em seguida, Juliano Cappi, coordenador de pesquisa do CETIC.br, divisão de pesquisa do CGI.br, apresentará os resultados dos levantamentos conduzidos recentemente no painel “O uso e a apropriação das TICs nas empresas, nos domicílios e na Educação”.
Em sua 7ª edição, a pesquisa TIC Empresas 2011 apontou um avanço na posse de equipamentos e uso da Internet nas organizações com dez ou mais funcionários entre as 5.600 empresas entrevistadas.
”Durante esses sete anos, foi possível observar a universalização do uso das TICs nas empresas formalmente estabelecidas no Brasil. Praticamente todas elas possuem computador e acesso à Internet. Mas agora estamos no momento de promover a maior qualificação do uso dessas tecnologias. Uma micro ou pequena empresa pode deixar de usar e-mails para fazer transações comerciais ou controle de estoque e utilizar um software específico, por exemplo”, ressalta Cappi.
A pesquisa TIC Domicílios, também em sua 7ª edição, levantou que a presença do computador e da Internet continua crescendo nos 25 mil domicílios brasileiros mapeados: a proporção de domicílios com computador no país passou de 35% para 45%, enquanto a presença de Internet passou de 27% em 2010 para 38% em 2011.
Os pesquisadores também apuraram que os computadores de mesa estão perdendo espaço para os portáteis e que a banda larga móvel, que aumentou de 5% para 17%, foi a principal responsável pelo crescimento na proporção de conexões de banda larga no país.
Mesmo assim, entre a população brasileira, 55% ainda não é usuária de Internet, ou seja, não utilizaram a rede nos três meses anteriores ao momento da entrevista. Na área rural, essa proporção é de 82%.
Em sua segunda medição, a pesquisa TIC Educação apontou que nas 650 escolas públicas e privadas mapeadas o laboratório de informática é o principal e mais frequente local de realização das atividades envolvendo o uso de computador e internet.
Os pesquisadores também identificaram que o uso da internet pelos estudantes já é uma realidade: 82% fazem suas pesquisas para a escola por meio da rede. “A escola tem um papel muito importante para integrar as pessoas no uso desta tecnologia. Uma vez que a internet já faz parte da vida social, é importante que a escola discuta esse fenômeno, destaca Cappi. Por isso, é fundamental que o professor passe a fazer uso do computador e da Internet no dia a dia do seu trabalho. Mas para que isso ocorra os desafios ainda são grandes.
A programação será encerrada com a palestra “A indústria brasileira de TIC em números”. Como contraponto ao painel anterior, esta palestra visa à discussão da oferta brasileira de TICs, com ênfase especial à internet. Na pauta, reflexões sobre o desempenho do setor (receita bruta, valor adicionado e pessoas ocupadas), o fluxo de comércio entre países e recursos humanos em TICs, incluindo mercado formal e informal.
Para a sua realização, o CIBSS conta com o patrocínio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), criado para implementar as decisões e os projetos do CGI.br, e também com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O CIBSS tem ainda o apoio institucional da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro) e da Federação Nacional da Informática (FENAINFO).
Inscrições e informações adicionais sobre o CIBSS 2012 no endereço www.cibss.softex.br. O hotel do encontro disponibiliza tarifa especial de hospedagem aos participantes, bastando para tanto informar o nome do evento no ato da reserva. Mais esclarecimentos pelo e-mail [email protected]
Fonte: CiBSS 2012