CONATI destaca casos de sucesso de Alianças Empresariais no setor de software e serviços de TI
Como parte da programação da primeira edição do Congresso da Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI (CIBSS 2012), teve início ontem, 24, a trilha CONATI (Congresso SOFTEX de Alianças Empresariais – 3ª edição).
Sua proposta é sensibilizar os empresários do setor de software e serviços de TI sobre a importância das alianças empresariais a partir da apresentação de casos de sucesso, de dados de mercado, da troca de experiências e da realização de rodadas de negócios entre parceiros potenciais.
Como parte da programação da primeira edição do Congresso da Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI (CIBSS 2012), teve início ontem, 24, a trilha CONATI (Congresso SOFTEX de Alianças Empresariais – 3ª edição).
Sua proposta é sensibilizar os empresários do setor de software e serviços de TI sobre a importância das alianças empresariais a partir da apresentação de casos de sucesso, de dados de mercado, da troca de experiências e da realização de rodadas de negócios entre parceiros potenciais.
“Há um grande apetite dos investidores junto ao setor de TI, que vem liderando o ranking de fusões e aquisições no país. Trata-se de um mercado em expansão, fragmentado, com potencial para consolidação e ganho de escala”, disse Luís Motta, sócio de Corporate Finance da KPMG no Brasil.
Segundo dados da Pesquisa de Fusões e Aquisições, realizada trimestralmente pela consultoria, o setor contabilizou 50 operações no primeiro semestre deste ano, um aumento de 8,7% quando comparado ao mesmo período do ano passado, e deverá seguir aquecido em 2013.
Os painéis seguintes analisaram os casos de sucesso da gaúcha Teevo (www.teevo.com.br), resultado da fusão entre a ABYZ TI, MI Informática e SK Tecnologia; da Globalweb Data Services Corp (www.globalweb.com.br); joint venture criada pelo Grupo TBA com o Grupo Benner; da Linx (www.linxretail.com.br), líder na América Latina em tecnologia de gestão empresarial para o Varejo e que acaba incorporar a área de tecnologia da Bitix, empresa de TI que oferece aplicativos com foco em mobilidade; da Promob (www.promob.com.br), resultado da aliança estratégica firmada entre as gaúchas P rocad Softwares e MCM Sistemas de Gestão; e da Tray (www.tray.com.br), fornecedora de soluções de comércio eletrônico que adquiriu a plataforma de pagamentos SuperPay.
“O mercado busca soluções cada vez mais completas e eficientes, e a forma como o cliente compra a tecnologia está mudando. Nesse novo cenário, as empresas de TI também precisam mudar seu modelo de negócios e adquirir robustez para poder investir na evolução tecnológica de seus produtos e assim ter capacidade para atender grandes projetos” ressaltou Severino Benner, chief executive officer (CEO) da Globalweb Data Services Corp.
Presente em mais de 70 mil pontos de venda de todo o país, a Linx não construiu seu portfolio de soluções organicamente, mas a partir da aquisição de 11 empresas, o que permitiu à companhia multiplicar em quinze vezes o seu faturamento e head count em apenas cinco anos.
“Estar atento às novas tendências de consumo é fundamental para o pleno desenvolvimento do mercado varejista. Nesse sentido, as aquisições que fizemos vêm ao encontro do nosso objetivo de explorar o potencial que a tecnologia oferece para tornar os negócios mais rentáveis, competitivos e sustentáveis. Entendemos que criar soluções de TI que tenham a mobilidade como característica, aliando conforto e agilidade ao consumidor no momento da compra, garante aos lojistas maior possibilidade de venda”, explica o diretor geral da Unidade de Sistemas companhia, Jean Carlo Klaumann.
Outro destaque da programação do primeiro dia da trilha CONATI no CIBSS foi a apresentação dos resultados do terceiro ano de execução do Programa de Alianças Empresariais (PAEMP) da SOFTEX. Seu objetivo é estimular, por meio de métodos mais eficientes e adequados à realidade brasileira, o associativismo das companhias como estratégia para a complementação e a agregação de valor aos seus produtos e serviços no mercado nacional e, sobretudo, no exterior.
“A adoção de estratégias associativas entrou definitivamente na pauta de empresas e entidades. Percebemos que as organizações que passaram por um processo de fusão e aquisição, por exemplo, acabaram por adotá-lo como um eficiente modelo de crescimento acelerado”, avalia José Antonio Antonioni, diretor de qualidade e competitividade da SOFTEX.
A Teevo é prova disso. Resultado da fusão entre a ABYZ TI, MI Informática e SK Tecnologia, recentemente adquiriu da empresa Constat as operações de serviço de suporte técnico de infraestrutura de TI na região da Serra Gaúcha e interior do Estado do Rio Grande do Sul. “Para o nosso modelo de negócios é muito eficiente a aquisição de empresas da base da pirâmide, pois elas têm clientes aderentes e valor de mercado mais baixo”, explica Rodrigo Castro, diretor de marketing e negócios da Teevo.
Antonioni complementa que além dos casos de sucesso da Teevo e da Promob, resultados diretos do PAEMP SOFTEX, os consultores do programa, com o apoio dos Agentes SOFTEX locais, estão trabalhando com empresas interessadas em estabelecer estratégias associativas nos estados de João Pessoa, Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. “As negociações já estão em estágio avançado”, acrescenta.
Os movimentos de fusões, aquisições, joint-ventures e estruturação de consórcios demandam recursos financeiros e por isso o CIBSS reservou o último painel do dia para discutir as linhas de financiamento disponíveis para estes projetos reunindo André Luiz Medrado Barboza, economista do Departamento de Tecnologia da Informação e Inovação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Alexandre Zuccolo Barragat de Andrade, analista na Área de Planejamento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Para a sua realização, o CIBSS conta com o patrocínio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da Internet no País, do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), criado para implementar as decisões e os projetos do CGI.br, e também com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O CIBSS tem ainda o apoio institucional da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro) e da Federação Nacional da Informática (FENAINFO).