ACATE Campus: conheça a nova parceria com a UFSC para a promoção do empreendedorismo e da inovação
Nesta sexta-feira (03/02), o presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), Iomani Engelmann, e o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, firmaram parceria para a realização do projeto ACATE Campus.
O projeto, que tem previsão de ocorrer ao longo de três anos, visa a promoção do empreendedorismo e da inovação na Universidade Federal de Santa Catarina, proporcionando o desenvolvimento dos alunos e a transparência do conhecimento.
A cerimônia de assinatura do compromisso ocorreu na Sala dos Conselhos da UFSC, e contou com a presença de vários representantes da ACATE, como o Vice-presidente de Talentos, Moacir Antônio Marafon; o Vice-presidente de Marketing, Walmoli Gerber Jr.; o Diretor Executivo, Gabriel Sant’Ana e João Vianney, Vice-Diretor da Vertical Educação ACATE.
Além de representantes da ACATE, estavam presentes na cerimônia outros nomes parceiros dessa iniciativa, como o superintendente do Sebrae-SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca; o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Juliano Richter Pires; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFSC, Jacques Mick; o diretor em exercício do Centro Tecnológico (CTC), Sérgio Peters, além de professores da Universidade e integrantes da equipe da Propesq.
A cerimônia de assinatura foi conduzida pelo Chefe de Gabinete da UFSC, professor Bernardo Meyer. Após uma rápida apresentação do projeto, o presidente da ACATE disse estar emocionado com a assinatura do convênio, lembrando que também é ex-aluno da UFSC. Iomani Engelmann afirmou que a Universidade tem grande destaque na área de pesquisa e é responsável pelo surgimento de empresas no Brasil e no exterior.
Como será o ACATE Campus
De acordo com o presidente da ACATE, um dos objetivos do acordo de cooperação é tornar-se um elo entre a pesquisa da universidade e o mercado, além de fomentar o empreendedorismo e criar novas oportunidades para os estudantes.
Em Santa Catarina, boa parte das empresas de tecnologia foram fundadas por alunos egressos da UFSC. Por isso, o projeto busca fomentar ainda mais a formação de talentos para o meio tecnológico, uma vez que muitos estudantes poderão se tornar profissionais do setor ou fundadores de futuras empresas.
Para isso, está sendo criada uma jornada empreendedora, com conhecimento, mentoria, ferramentas e parcerias que possibilitem aos estudantes tirarem suas ideias do papel, transformando o conhecimento e as pesquisas em futuros negócios.
Pelos termos do acordo, a UFSC deverá oferecer espaço físico para o projeto e mobilizar alunos, técnicos e professores para participar das atividades extensionistas promovidas. As atividades do projeto ACATE Campus serão desenvolvidas nos espaços do Ambiente de Desenvolvimento de Empreendimentos Inovadores (Novus), vinculado ao CTC.
Próximos passos
O projeto ACATE Campus tem previsão de início ainda para 2023. No momento, será necessário captar recursos e parcerias para adequação do espaço físico e alocação dos profissionais dedicados ao programa.
A ACATE
Ao fazer parte da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), você passa a integrar o melhor hub de inovação do Brasil. Aqui, criamos o amanhã que o mundo precisa junto com outras empresas líderes do mercado e startups inovadoras.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.