Encontro entre lideranças de Polos Regionais ACATE fortalece o ecossistema de tecnologia em Santa Catarina
Nesta quarta-feira (08/02), aconteceu o encontro entre os líderes dos polos regionais ACATE. A reunião teve como objetivo o alinhamento estratégico entre os 10 polos e contou ainda com a presença do futuro secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Santa Catarina, Marcelo Fett.
Ao longo de todo o dia, os líderes dos polos trataram sobre possíveis parcerias entre empresas de tecnologia e inovação, alinhamentos, metas e planejamentos para este ano. Pela manhã, a programação contou com uma breve introdução feita pelo Diretor Executivo Gabriel Sant’Ana e do Vice-Presidente de Integração da ACATE Felipe Mandawalli, seguida por um overview de 2022 e o alinhamento de diretrizes para 2023.
Na parte da tarde, os polos também participaram de um workshop e definiram os principais indicadores e as metas para 2023. Por fim, os participantes ainda tiveram um momento de roda aberta para levantamento de pautas prioritárias e importantes para o ecossistema.
Ao final da programação, o secretário nomeado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Santa Catarina, Marcelo Fett, falou sobre o potencial da área e futuros planos para o ecossistema de inovação no Estado que, para o secretário, deve ser uma prioridade.
Em sua fala, ele destacou as vantagens em inovar. “Inovação melhora a vida dos empreendedores, das pessoas em geral e é um dos pilares do desenvolvimento. Gera oportunidade, gera renda, gera melhores perspectivas”, relatou.
A proposta da nova Secretaria, idealizada pelo governador Jorginho Mello, também busca aproximar os ecossistemas de tecnologia e viabilizar de forma descomplicada a geração de demandas do estado para as startups, visando estimular o desenvolvimento e facilitar a vida das pessoas.
Para Marcelo, os polos de inovação podem ser parceiros diretos do Governo. “Nós entendemos que dentro da criação de uma nova política pública de fomento à ciência, tecnologia e inovação, agregar valor e outras atribuições aos centros e polos de inovação é algo essencial. Por isso, é vital rever a governança dos ambientes de inovação, definir quais serão as prioridades da união Estado e Polos de Inovação e, de posse disso, fomentar ainda mais esses ambientes”.
Polos Regionais ACATE
Participaram do evento os seguintes representantes da cada Polo:
ACATE – Polo Florianópolis
- Gerson Schmitt – Diretor do Polo Florianópolis
- Kamila Porfirio – Coordenadora de Inovação da Prefeitura de São José
ACIC/NBT – Criciúma
- Maria Julita Volpato Gome – Diretora Executiva ACIC
- Jhony Pereira – Diretor do Polo ACIC/NBT
- Valéria de Araújo – Assessoria de Projetos ACIC
ACII/NuTI – Itajaí
- João dos Santos – Diretor do Polo ACII/NuTi
- Eder Carlos de Souza – Diretor do Núcleo ACII/NuTi
ACIRS/NIAVI – Rio do Sul
- Sandro Alencar – Diretor do Polo ACIRS/NIAVI
- Tarcisio Bonessi Junior – Coordenador do Polo ACIRS/NIAVI
ACIT/AMURELTEC – Tubarão
- Vanderlei Alves – Diretor do Polo ACIT/AMURELTEC
BLUSOFT – Blumenau
- Cesar Griebeler – Diretor do Polo BLUSOFT
- Adriana Gazaniga – Diretora Executiva do Polo BLUSOFT
CITI – Brusque
- Vanderlei Albino – Presidente e Diretor do Polo CITI
- Priscila Motter – Vice presidente CITI
DEATEC – Chapecó
- Elias Ricardo Tasca – Diretor Adjunto de Marketing do DEATEC
- Viviane Negri – Diretora Executiva do Polo DEATEC
ORION – Lages
- Claiton Camargo – Diretor Executivo do Polo ORION
- Salomão Eineck Júnior – Coordenador do Reuni Challenge
- Jéssica Corso – Gestora da incubadora Épsilon, pertencente à Rede MIDITEC, no Polo ORION
SOFTVILLE – Joinville
- Fabiano Dell´Agnolo – Diretor do Polo SOFTVILLE
- Pedro Shioga – Coordenador Executivo SOFTVILLE
- Milena Moser – Gestora de Comunidades SOFTVILLE
Estas instituições somam forças com entidades do setor e marcam presença no Vale do Itajaí, na Grande Florianópolis, no Oeste, na Serra, no Norte e no Sul. Cada polo tem suas particularidades e diferentes formas de atuação e é composto por pessoas engajadas, que trabalham para gerar novos negócios e empregos.
A ACATE está presente em todas as regiões do estado. Somos parceiros das entidades que promovem e representam o setor de tecnologia em Santa Catarina, fortalecendo um movimento que só cresce e gera novos negócios e empregos. Hoje, são mais de 564 empresas associadas à ACATE através dos polos. Para saber mais sobre, clique aqui.
A ACATE
Ao fazer parte da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), você passa a integrar o melhor hub de inovação do Brasil. Aqui, criamos o amanhã que o mundo precisa junto com outras empresas líderes do mercado e startups inovadoras.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.