MPSC e TCE/SC lançam programa de inovação aberta em parceria com ACATE
Em evento nesta quinta-feira (09/02), a ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia) lançou um programa de inovação aberta em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC). O projeto busca entre startups soluções que agilizem o trabalho dos dois órgãos de controle do estado de Santa Catarina.
Para Diego Brittes Ramos, vice-presidente de Relacionamento da ACATE, os convênios demonstram maturidade de uma cultura de inovação em desenvolvimento na esfera pública. “O LinkLab tem um papel importante na conexão com órgãos públicos, pois entre as frentes, está o estímulo à cultura de inovação. Como entidade, trabalhamos ativamente para superar entraves para a inclusão de tecnologia no setor públicos que desaceleram a transformação digital do país e, consequentemente, dificultam melhorias que ajudariam a beneficiar os cidadãos”, afirma.
Entre os desafios enfrentados pelo MPSC que podem ser solucionados por startups, estão melhorar produtividade do órgão e o acompanhamento das ações judiciais, usar inteligência artificial para ajudar na elaboração de peças processuais e reduzir o absenteísmo nos procedimentos do SUS em Santa Catarina. Já o programa de inovação aberta do TCE/SC busca melhorar a análise e extração de informações em documentos para atos pessoais e a verificação do endereço de fornecedores em processos licitatórios e contratações.
O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação, Luciano Trierweiller Naschenweng, acredita que a “inovação aberta fomenta a colaboração e o compartilhamento de conhecimento entre diferentes setores e indivíduos, o que pode resultar em soluções mais impactantes, com foco em novas tecnologias como a inteligência artificial, uma tendência para qualquer organização, público ou privada”, destaca.
O presidente do TCE-SC, Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, conta que foi necessário mudar a cultura interna de órgão públicos para estarem mais abertos à inovação e tecnologia. “Nós tínhamos uma cultura interna de muita resistência em relação ao novo. Queríamos resolver os problemas de maneira autorreferente, sempre focados em nós mesmos. Estamos num ecossistema de inovação, de soluções em tecnologia, e estávamos alheios a esse processo. Essa mudança de paradigma, essa ruptura de pensamento, será fundamental para internamente nos conscientizarmos que as soluções estão aí. Os problemas são inúmeros, mas nós não vamos conseguir resolvê-los somente com a nossa força de trabalho”, explica.
Você pode encontrar mais informações sobre o programa de inovação do TCE/SC e do MPSC nos links: https://sc.acate.com.br/linklab-mpsc e https://sc.acate.com.br/linklab-tcesc.
O LinkLab
No LinkLab, corporates e startups convivem em um ambiente altamente inspirador e dinâmico, que estimula trocas e novas conexões. Uma vez conectado(a) à rede LinkLab e à ACATE, você estará dentro de um dos ecossistemas mais inovadores do Brasil. Para as startups, ainda há apoio especializado dos nossos parceiros de diversas áreas, como a jurídica, RH, contábil, marketing e branding.
A ACATE
Ao fazer parte da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), você passa a integrar o melhor hub de inovação do Brasil. Aqui, criamos o amanhã que o mundo precisa junto com outras empresas líderes do mercado e startups inovadoras.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.