Prefeitura de Florianópolis e UFSC lançam laboratório de soluções 5G para desafios do município
A Prefeitura Municipal de Florianópolis e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) assinaram, no último dia 17 de fevereiro, o convênio para realização do programa Living Lab 5G na capital catarinense. A iniciativa do laboratório terá o objetivo de testar e validar inovações tecnológicas e modelos de negócios utilizando a quinta geração de telefonia móvel.
Durante o evento de assinatura do convênio pelo prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, e o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, a ACATE foi representada pelo vice-presidente de Relacionamento, Diego Ramos. A associação é parceira do projeto que gerará oportunidades para o ecossistema de inovação da capital.
“O debate por novas aplicações utilizando o potencial do 5G é levantado há algum tempo pela ACATE junto a diversos atores. Estas discussões influenciaram o desenvolvimento do projeto do Living Lab, pois ele busca estimular as empresas a utilizarem a rede 5G em novos produtos e modelos de negócios”, destaca Thaís Nahas, diretora da Vertical Smart Cities da ACATE, a qual possui um grupo de trabalho específico para discussões sobre o 5G.
O Living Lab é um laboratório vivo que reúne instituições governamentais, de ensino e a comunidade para o desenvolvimento de soluções para desafios de contextos reais. Em Florianópolis, por exemplo, o projeto visa atender às áreas de segurança, saneamento, mobilidade, entre outras.
A iniciativa da capital catarinense foi aprovada pelo Conselho Municipal de Inovação e iniciará suas atividades nas próximas semanas através do lançamento de um edital de chamamento público para empresas. Com duração de nove meses, a UFSC será responsável pela metodologia, execução e avaliação dos projetos que, ao final, poderão receber certificado de reconhecimento da eficiência da aplicação.
Living Lab em Florianópolis
O Living Lab 5G será a segunda edição da iniciativa em Florianópolis. A primeira foi realizada em 2019, por meio da Rede de Inovação, uma parceria da ACATE com a Prefeitura de Florianópolis, com o objetivo de tornar a cidade mais inteligente. Na ocasião, sete soluções foram validadas e homologadas, ou seja, reconhecidas como eficientes.
Foram contempladas soluções para agricultura urbana, mobilidade, entre outras. Na primeira edição, a conectividade à internet também foi destaque através da solução da startup WiFeed, associada à ACATE, que se propôs a instalar wi-fi em estabelecimentos públicos com a plataforma de marketing. Após a validação no programa, o projeto da empresa auxiliou com ações de conscientização durante a pandemia e impactou mais de três mil pessoas com mais de 16 mil acessos em 106 dias.
A ACATE
Ao fazer parte da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), você passa a integrar o melhor hub de inovação do Brasil. Aqui, criamos o amanhã que o mundo precisa junto com outras empresas líderes do mercado e startups inovadoras.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.