Alunos da UFSC criam carro elétrico que atinge 100 km/h
No início de março, a Ampera Racing concluiu o projeto de um veículo elétrico, o segundo fórmula autônomo do Brasil. Nas próximas semanas serão realizados, no Sapiens Parque, em Florianópolis, testes com o protótipo. Este é considerado um grande marco para a Ampera, para a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e para o ecossistema de inovação catarinense.
Segundo Guilherme Mertens de Andrade, diretor de Sistemas Autônomos da Ampera, trata-se de um “veículo elétrico de alta performance”. O carro pode chegar a uma velocidade de até 100km/h e tem autonomia de 30 km. O veículo foi preparado para participar da Fórmula SAE, cujo objetivo é propiciar aos estudantes de engenharia a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo um projeto completo e construindo um carro tipo Fórmula.
A Ampera Racing é uma equipe de competição sem fins lucrativos que desenvolve, dentro da Universidade Federal de Santa Catarina, um programa que tem a missão de fomentar a elaboração de projetos excepcionais que contribuam para a expansão da mobilidade elétrica, formando profissionais de referência em um ambiente desafiador.
“Somos atualmente um dos principais responsáveis pela capacitação de profissionais para a mobilidade elétrica. Hoje, 6 startups já foram fundadas por ex-membros da Ampera, incluindo a Mobway, Voltbras, e MVP E-Solutions. Além disso, diversos de nossos membros seguem trabalhando no setor de mobilidade ou energia. Com isso, buscamos nos aproximar das empresas desse ecossistema para fazer esse link entre oportunidades e pessoas qualificadas” afirma ainda Guilherme.
A Ampera Racing frequenta encontros realizados pela Vertical Energia da ACATE, um grupo formado por empresas de base tecnológica que atuam no desenvolvimento e comercialização de soluções para o setor de energia. Nesses encontros, as empresas discutem os desafios e oportunidades para o setor de energia brasileiro, e desenvolvem ações e projetos para potencializar o uso da tecnologia neste meio.
A ACATE
Ao fazer parte da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), você passa a integrar o melhor hub de inovação do Brasil. Aqui, criamos o amanhã que o mundo precisa junto com outras empresas líderes do mercado e startups inovadoras.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.