Curso na modalidade EAD são ofereceidos pelo MPS.BR em português e espanhol
Pessoas interessadas em se capacitar no modelo MPS puderam participar de cursos na modalidade Ensino a Distância (EAD) oferecidos pelo programa MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro) em língua portuguesa, no Brasil, e em espanhol no México, Colômbia e Peru. A iniciativa faz parte do processo de internacionalização do programa, que integra a RELAIS – Rede Latino Americana da Indústria de Software.
Pessoas interessadas em se capacitar no modelo MPS puderam participar de cursos na modalidade Ensino a Distância (EAD) oferecidos pelo programa MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro) em língua portuguesa, no Brasil, e em espanhol no México, Colômbia e Peru. A iniciativa faz parte do processo de internacionalização do programa, que integra a RELAIS – Rede Latino Americana da Indústria de Software.
Com a coordenação da SOFTEX e o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento/Fundo Multilateral de Investimentos (BID/FUMIN) foram realizadas provas de conceito de dois cursos oficiais MPS, ministrados pelo professor Mariano Montoni, membro da Equipe Técnica do Modelo MPS (ETM), implementador e avaliador MPS. De julho de 2004 a outubro de 2012, 5.221 pessoas foram capacitadas no modelo MPS em cursos oficiais presenciais e também a distância.
De acordo com José Antonio Antonioni, diretor de qualidade e competitividade da SOFTEX, “esta iniciativa pioneira de capacitação virtual é da maior importância na medida em que contribui para o aumento da visibilidade do modelo MPS e para sua crescente aceitação e reconhecimento internacional como modelo de qualidade em diversos países”. A metodologia de ‘e-learning’ para capacitação de pessoas nos modelos MPS foi definida pela PUCRS Virtual, unidade de ensino a distância da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul a pedido da entidade em 2011.
O curso oficial C1/MPS-EAD – Introdução ao MPS foi a primeira prova virtual de conceito realizada. Pessoas dos quatro países participaram do curso, sendo 20 alunos no Brasil, 24 na Colômbia, 30 no México e 31 no Peru. O certificado de participação foi entregue para 67% dos inscritos por atenderem a 75% dos requisitos desse curso.
Já a segunda prova virtual de conceito foi referente ao curso oficial C2/MPS-EAD – Implementação MPS. Dos 45 participante, 26 (57%) receberam da SOFTEX o certificado de participação por atenderem 75% dos requisitos. O grupo de alunos foi formado por 10 brasileiros, 12 colombianos, 14 mexicanos e 9 peruanos.
“O ambiente virtual e os dois cursos foram muito bem avaliados pelos alunos e foram feitas sugestões para aprimorá-los antes de promovê-los regularmente a partir de 2013 não só nesses países, como também em outros da América Latina e do Caribe”, comenta Kival Weber, coordenador-executivo do programa MPS.BR.