Índice de Cidades Empreendedoras: Municípios de SC se destacam pelo ambiente regulatório, capital humano e inovação
Florianópolis e Joinville estão entre as três principais cidades empreendedoras do Brasil, de acordo com índice lançado em 2023 pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com a Endeavor e que analisou 101 municípios mais populosos do país. A capital catarinense e a cidade do norte de Santa Catarina ficam atrás apenas de São Paulo no ranking geral. Blumenau também é listada ao figurar na 13º colocação.
Os municípios que compõem o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) são analisados por indicadores referentes ao ambiente regulatório, infraestrutura, acesso a capital, inovação, mercado, capital humano e cultura empreendedora. O relatório também elenca as melhores cidades para empreender conforme as categorias utilizadas para avaliação.
A iniciativa é uma oportunidade para que empreendedores possam desenvolver negócios por meio de informações qualificadas, as quais também servem como base para gestores públicos e cidadãos busquem melhorias em seus municípios.
Inovação e Capital Humano
Florianópolis ocupa a primeira posição nas áreas de inovação e capital humano. A capital catarinense se destaca como inovadora ao reunir diversos atores do setor público, privado e da sociedade civil em torno de iniciativas e na projeção da cidade como Capital da Inovação. O índice ainda aponta ações da ACATE, como a Rede de Inovação Florianópolis em parceria com a Prefeitura, para promover estímulos à cultura de inovação e empreendedorismo, ativação do ecossistema, além de geração e escala de negócios.
Quanto ao capital humano, Florianópolis é destaque pelo acesso e qualidade de mão de obra qualificada. O relatório pontua que o município tem sedes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), sendo que ambas estão listadas entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil e do mundo pelo ranking Times Higher Education (THE). O índice complementa que a referência educacional está relacionada a maiores taxas de alunos concluintes em cursos de alta qualidade e de adultos com ensino superior em comparação com demais cidades do país.
Ambiente regulatório
O relatório da Enap e da Endeavor traz Joinville e Florianópolis na 2ª e a 4ª posição, respectivamente, no indicador que se refere ao ambiente regulatório. A colocação das duas cidades catarinenses aponta qualidades com relação ao tempo de processos, tributação e complexidade burocrática.
Santa Catarina possui uma das maiores eficiências no tempo de registro de empresas, com 11,3 horas de acordo com o índice. Destaca-se que a rapidez se deve a programas como o Juscesc Digital, que garante atendimento pela Junta Comercial de forma fácil e virtual, além de agilidade nos processos.
Outros destaques do relatório
As cidades catarinenses também aparecem com bons indicadores em demais áreas do relatório. Em mercado, Joinville ocupa a sexta colocação no ranking, enquanto Florianópolis é a oitava melhor avaliada para acesso a capital.
Em infraestrutura, Florianópolis e Blumenau estão no top 20. O ICE aponta que Blumenau é referência nacional nesta área por possuir um dos metros quadrados mais baratos em relação a metade dos municípios analisados, além de uma taxa de homicídios por 100 mil habitantes inferior às demais cidades.
A cidade do Vale do Itajaí também se destaca por estar em uma região próxima ao aeroporto de Navegantes e a um dos portos mais dinâmicos e movimentados do país, localizado em Itajaí. De acordo com a publicação, Blumenau também é referência por sua tradição no segmento da indústria têxtil e o crescimento recente no setor de serviços.
Para ter acesso ao relatório completo do Índice de Cidades Empreendedoras de 2023, clique aqui.
Fique por dentro do ecossistema catarinense de inovação através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.