Verticais de Negócios: Programa da ACATE para empresas de um mesmo segmento facilita benchmarking entre negócios
Analisar o mercado é uma etapa fundamental para os negócios que estão em fases iniciais, buscam novas áreas de atuação ou pretendem encontrar outras formas de se desenvolver. A prática […]
Analisar o mercado é uma etapa fundamental para os negócios que estão em fases iniciais, buscam novas áreas de atuação ou pretendem encontrar outras formas de se desenvolver. A prática conhecida como benchmarking é o estudo dos concorrentes visando conhecer boas práticas e diferenciais que uma empresa pode ter para iniciar vendas.
A comparação entre empresas concorrentes faz parte da competitividade e pode ser entendida por empreendedores como uma forma de acirrar rivalidades. Entretanto, as Verticais de Negócios da ACATE apostam na união das empresas como uma forma de fortalecer segmentos de mercado. Através da conexão de empresas que atuam em uma mesma área é possível compartilhar boas práticas, clientes, soluções e estabelecer relações que complementam ambos os negócios.
A oportunidade de realizar benchmarking com empresas que fazem parte das Verticais de Negócios foi aproveitada pela UEEK Soluções Digitais, de Lages (SC). A empresa situada no Orion Parque, polo regional da ACATE na Serra Catarinense, possui mais de 10 anos de mercado e, em 2022, entrou em fase de pré-incubação com um novo produto por meio do programa NaSCer, realizado em toda Santa Catarina pela Fapesc e o Sebrae/SC com o objetivo de fomentar ideias inovadoras para o ecossistema de inovação.
Como fase crucial para a validação do produto, Aryana Valcanaia, CEO da UEEK, entrou em contato com duas empresas participantes da Vertical Smart Cities, a Smart Tour e a Girus Soluções em Turismo. A empreendedora tinha dúvidas sobre como fazer vendas de soluções para governos e encontrou sinergia com o grupo de empresas da ACATE, o qual reúne negócios que promovem a integração tecnológica de empresas e governos para intensificação da infraestrutura digital em cidades.
A solução da UEEK, o Gerencit é um centralizador de demandas em um aplicativo que identifica as áreas de destino de reclamações e informações que cidadãos encaminham a prefeituras. O produto garante agilidade no processo, que em determinados casos são morosos por acontecer em diversos canais e a informação se perder.
Aryana Valcanaia relata como foi sua experiência de pesquisa de mercado por meio da Vertical de Negócios Smart Cities: “No benchmarking, os empreendedores nos responderam prontamente e abriram o coração de como funcionava a venda. Suas empresas estão em um momento muito mais avançado que nós e ficaram felizes em ajudar”.
A CEO da UEEK também conta que ter uma empresa GovTech possui desafios e há dificuldades para encontrar empresas semelhantes para se relacionar devido a pequena quantidade de negócios no ramo. Mas ao entrar na Vertical Smart Cities foi possível ampliar os contatos. “O network das Verticais de Negócios fez sentido para nós e nos deu futuro. Quando a gente empreende, não dá para pensar só em dinheiro. Há muito propósito envolvido e é uma jornada longa que abraça algumas causas, como a digitalização, processos burocráticos, atender as minorias e pensar na qualidade de vida do cidadão”.
Aryana complementa sobre estar no grupo: “Outra palavra que resume é pertencimento, é super importante participar da Vertical e sentir que pertenço a um grupo, que não preciso pensar que estou sozinha”.
A CEO da empresa também celebra o primeiro case da empresa como GovTech, pois o software foi implantado na cidade de Lages e obteve o seguinte resultado: em um mês, 35% das demandas, consideradas de baixa complexidade e encaminhadas por cidadãos, foram resolvidas dentro de 15 dias.
No programa NaSCer, a empresa ainda conquistou o prêmio de Melhor Pitch e ganhou recursos para investir no projeto que se desenvolveu durante a iniciativa. Já no mercado B2B, a UEEK possui atuação internacional com clientes nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Arábia Saudita e Portugal.
A UEEK também foi selecionada em 2023 para ser incubada pela Épsilon, incubadora lageana que integra a Rede MIDITEC.
As Verticais de Negócios da ACATE
Além do segmento de Smart Cities, as Verticais de Negócios da ACATE reúnem empresas de tecnologia que atuam em outras dez áreas de mercado: AgTech, Construtech, Educação, Energia, Fintech, Manufatura 4.0, PeopleTech, Saúde, Security Tech e Varejo.
O programa de integração de empresas visa gerar troca de experiências e oportunidades de negócios para empreendedores do ecossistema catarinense de inovação. Para saber mais sobre as Verticais, clique aqui.
Ainda não é associada à ACATE?
Ao fazer parte da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), você passa a integrar o melhor hub de inovação do Brasil. Aqui, criamos o amanhã que o mundo precisa junto com outras empresas líderes do mercado e startups inovadoras.
Fique por dentro das novidades do ecossistema! Assine a newsletter e nos siga nas redes sociais: LinkedIn e Instagram.
- Artigos
- Associadas
- Cases