SOFTEX elege nova diretoria e promove reestruturação
Em eleição realizada em Brasília e que reuniu associados e Agentes Regionais, além de representantes de órgãos governamentais e de entidades privadas, a Assembleia Geral da Associação Para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX) elegeu para um mandato de dois anos, a ser exercido no biênio 2012/2013, a sua nova Diretoria Estatutária.
Em eleição realizada em Brasília e que reuniu associados e Agentes Regionais, além de representantes de órgãos governamentais e de entidades privadas, a Assembleia Geral da Associação Para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX) elegeu para um mandato de dois anos, a ser exercido no biênio 2012/2013, a sua nova Diretoria Estatutária.
Rubén Delgado permanece como presidente da entidade e Marcos Mandacaru, ex-gerente de promoção de investimentos da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), ocupará o cargo de vice-presidente executivo. Mariana Yazbeck assume a Diretoria de Operações e será responsável pelo acompanhamento do trabalho desenvolvido pelas gerências do Observatório SOFTEX, Funding e Inovação, Qualidade, Competitividade e Mercado. Fabian Appel Petrait, gerente de administração e finanças, foi promovido a controller.
A Assembleia Geral também aprovou a mudança da sede da entidade para Brasília, de modo a estar mais próxima de seus principais patrocinadores, entre os quais o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Apex-Brasil. O escritório em Campinas será mantido.
Sustentabilidade e Novo Modelo – Nos próximos meses, a SOFTEX adotará um novo modelo baseado em escritório de projetos e com uma estrutura de pessoal enxuta. “Sairemos de um modelo de assistência empresarial para uma nova ordem, mais sustentável. Promoveremos também uma maior coparticipação dos nossos 20 Agentes Regionais e das mais de 2 mil empresas associadas ao Sistema SOFTEX. Desta forma, poderemos captar, desenvolver e entregar com qualidade um maior número de projetos de interesse para a indústria e para o país”, destaca Rubén Delgado.
Como consequencia, o presidente da SOFTEX explica que haverá uma descentralização dos projetos conduzidos pela entidade e um aumento da contrapartida dos beneficiários. “Nosso objetivo final é trabalhar com projetos mais indutores para a indústria”, acrescenta Delgado.
Na próxima reunião do Conselho de Administração, a nova diretoria apresentará o planejamento estratégico para o período 2013-2023 e que inclui um novo catálogo de serviços. “Priorizando a busca da sustentabilidade da entidade no longo prazo, ele contempla projetos de internacionalização, de atração de investimentos e de inteligência comercial e a sua proposta é gerar valor tanto para as empresas como para o país. Pretendemos, também, reativar o Forum de Agentes para conferir uma maior interação com os nossos Agentes Regionais distribuídos em todo o território nacional”, antecipa Marcos Mandacaru, vice-presidente-executivo da SOFTEX.
“Nos últimos 15 anos, a SOFTEX vem realizando um trabalho sólido e reconhecido em prol do setor de software e serviços de TI. Estamos desenvolvendo esse planejamento estratégico de longo prazo para conferir mais dinamismo às nossas ações, buscando otimizar os resultados finais, sempre atuando em sintonia com as diretrizes governamentais e em sinergia com as demais entidades setoriais”, conclui Rubén Delgado.
CONHEÇA A SOFTEX (www.softex.br) – A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – SOFTEX é gestora, desde a sua criação em 1996, do Programa para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Programa SOFTEX, considerado prioritário pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). É uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como objetivo executar atividades de apoio, desenvolvimento, promoção e fomento para a Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI, sempre pautada pelas seguintes diretrizes: disseminação e auxílio à implantação das melhores práticas em desenvolvimento de software e gestão empresarial, capacitação de recursos humanos para o setor; auxílio à obtenção de recursos financeiros junto a fontes públicas e privadas; produção e disseminação de informações qualificadas sobre e a indústria brasileira de software e serviços de TI; apoio ao empreendedorismo e à inovação; formulação de políticas de interesse do setor; e apoio à criação e ao desenvolvimento de oportunidades de negócios tanto no Brasil como no exterior. O “Sistema SOFTEX” reúne mais de 2.000 empresas de todo o território nacional e é integrado por uma ampla rede formada por 20 Agentes regionais que prestam apoio e orientação local às empresas em seu entorno. As ações da SOFTEX contam com o apoio institucional, técnico e financeiro de diversas entidades, entre as quais ABES, ABDI, Abinee, Abragames, Abvcap, Apex-Brasil, Anprotec, Assespro, BID, BNDES, Brasscom, CNI-SESI-SENAI, CNPq, Embrapa, Fenadados, Fenainfo, Finep, Frente Parlamentar de Informática, IBGE, INPI, SBC, Sebrae, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Cultura (MinC), Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).