Florianópolis ocupa a 1ª posição entre as cidades mais inovadoras do país
O Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) de 2023 foi lançado recentemente e analisou e comparou ecossistemas empreendedores de todo o Brasil. Criado pela Endeavor e produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), nesta edição, o índice definiu que a capital catarinense Florianópolis ocupa a 1ª posição no segmento de Inovação e Capital Humano e 2ª posição como Cidade Empreendedora, ficando atrás apenas de São Paulo.
Outra cidade de Santa Catarina também obteve destaque no ranking do índice. Blumenau apareceu na 8ª posição no segmento de Inovação e na 13ª posição como Cidade Empreendedora.
O ranking geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2023 leva em consideração cada um dos sete determinantes apresentados no relatório e o seu resultado é um instrumento de avaliação voltado para gestores públicos e organizações de apoio interessadas em gerar impactos na economia de seu município a partir do fomento à atividade empreendedora, assim como para empreendedores que queiram expandir seus negócios e para a mídia, que busca análises e dados qualificados. A pesquisa avaliou o desenvolvimento da atividade empreendedora das 101 cidades mais populosas do Brasil, levando em consideração sete determinantes para o crescimento de um negócio: Ambiente regulatório, Infraestrutura, Mercado, Acesso a capital, Inovação, Capital humano e Cultura empreendedora.