Com inteligência de dados para transporte de passageiros, catarinense TravelBI “estreia” durante Web Summit
O futuro da indústria do transporte de passageiros no país passa pela adoção, por parte das viações, de novas tecnologias e serviços digitais para entender mais profundamente o comportamento do usuário e usar estas informações para tomada estratégica de decisões, como: expansão de rotas, disponibilidade de serviço e precificação dinâmica.
Esta é a aposta de uma travel tech brasileira que transforma, a partir de amplo banco de dados envolvendo informações de mais de 250 viações (tradicionais e digitais) do país, dados de consumo e busca de rotas em reports analíticos a empresas do setor. O Travel BI, uma spin-off da BuscaOnibus (primeiro metabuscador do mercado rodoviário do Brasil), empresa associada à ACATE, foi lançada oficialmente durante o Web Summit Rio 2023, maior evento de tecnologia e inovação no país.
“A maioria das empresas de viação, ainda presas à forma tradicional de operar vendendo passagens no guichê físico, com preços tabelados e rotas bem definidas, estão perdendo mercado e correm um sério risco de serem deixadas para trás”, explica o CEO e fundador José Almeida, engenheiro de software português que, em 2009, criou um buscador de passagens rodoviárias que já foi utilizado para mais de 600 milhões de buscas pelos viajantes.
De acordo com o CEO, alguns grupos de empresas de transporte já começaram a desenvolver suas ferramentas de inteligência de dados, com foco principalmente na precificação dinâmica, baseadas em seus próprios dados, mas carecem de fácil acesso a informações da concorrência, essenciais para criar estratégias de operação eficientes.
Os dados são acessíveis via API (interface de programação de aplicações), ou via dashboards com métricas e gráficos para apoiar a tomada de decisões. “Os principais players do mercado já demandam este tipo de informação e já temos alguns casos de sucesso”, antecipa Almeida. Durante a sua exposição no Web Summit, a travel tech atraiu o interesse de aceleradoras, investidores e outras empresas do setor de turismo e transportes.
NOVOS PLAYERS DIGITAIS LIDERAM TAXA DE OCUPAÇÃO NOS ÔNIBUS
Com a entrada de grandes players internacionais no país (como Flixbus) – além do surgimento de empresas nativas digitais (caso da Buser e 4Bus, entre outras) – o mercado rodoviário entrou de vez no ambiente online. Pesquisa recente da plataforma mostrou que empresas digitais do mercado (como Wemobi e Buser) estão com maior taxa de ocupação frente às viações tradicionais, algo que outra nova companhia digital que chegou recentemente ao Brasil, a Flixbus, ainda está buscando.
“Os gestores e empreendedores deste mercado, precisam aumentar a eficiência da operação, com preços otimizados em relação à concorrência, reduzindo o número de assentos vazios e aumentando assim a sua receita.”, comenta Almeida.
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