ACATE realiza encontro com atores do ecossistema de inovação e instituições de ensino do Sul de SC
O presidente da ACATE, Iomani Engelmann, esteve em reunião na última quinta-feira, 11 de maio, com o Núcleo de Base Tecnológica da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), gestores de instituições de ensino e demais atores do ecossistema de inovação do Sul de Santa Catarina. O encontro teve o objetivo de debater sobre o setor de tecnologia e aproximar as organizações.
O Núcleo de Base Tecnológica da ACIC é um polo regional da ACATE em Criciúma que busca promover a inovação na região Sul do estado. “Por meio da parceria com a ACATE, a ACIC favorece o fortalecimento do ecossistema de tecnologia e inovação da região, levando à discussão de importantes temas, como a qualificação da mão de obra e investimentos”, destaca o presidente da ACIC, Valcir José Zanette.
Durante a reunião, foram apresentados os projetos e ambientes voltados à inovação e à tecnologia das instituições de ensino da região, como a Satc e a Unesc. Também participaram representantes do setor, como das comunidades de startups, da diretoria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Criciúma, além dos coordenadores dos núcleos setoriais de Inovação e de Base Tecnológica da ACIC, que falaram sobre a união entre as instituições de ensino, entidades empresariais e o Poder Público para o fomento de projetos.
O presidente da Associação destacou os esforços da ACATE voltados para projetos que fortaleçam o empreendedorismo e a tecnologia em Santa Catarina. “Nos últimos anos, a ACATE se preocupou muito com a formação empreendedora. Hoje, Santa Catarina é uma máquina de gerar empreendedores na área de tecnologia. Somos cerca de 20 mil empresas no setor, representamos 6% do PIB do Estado, ou seja, R$ 24 bilhões”, ressalta.
Como exemplo, o presidente da ACIC, Valcir José Zanette também reforçou ações locais: “Uma bela iniciativa foi iniciada, no ano passado, entre a classe empresarial e o município de Criciúma, com o Projeto Clube do Jovem Empreendedor, tendo o intuito de desenvolver competências empreendedoras nos estudantes, proporcionando a oportunidade de vivenciar, na prática, o dia a dia de uma empresa e desenvolver o espírito de coletividade e empreendedorismo”.
Além da formação de novos empreendedores, o encontro teve como pauta a capacitação profissional de talentos para o setor de tecnologia e a disponibilização de recursos financeiros para o desenvolvimento de empresas, por exemplo, através de acesso a crédito via Fundo Garantidor ACATE.
O apoio a empresas da região Sul de Santa Catarina pela ACATE também se dá pela incubadora Aratec, integrante da Rede MIDITEC, que utiliza a metodologia de incubação do programa da ACATE. O coordenador do Núcleo de Base Tecnológica e diretor do polo da ACATE na ACIC, Jhony Alceu Pereira, comentou sobre o trabalho realizado: “Várias oportunidades serão promovidas na região e também estamos realizando algumas ações com os núcleos do Jovem Empreendedor e de Inovação da ACIC, que também poderão, posteriormente, ser replicadas em outras cidades”.
*Com informações: Assessoria de Imprensa ACIC
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.