Programas de treinamento e desenvolvimento são alternativas à falta de mão de obra em tecnologia
Promover a capacidade de liderança dos funcionários é o caminho mais rápido para desenvolver um ambiente de criatividade e inovação na empresa, além de ser uma estratégia para retenção de mão-de-obra qualificada. Em tecnologia da informação, a gestão de recursos humanos torna-se cada vez mais necessária: o alto número de vagas e a dificuldade em obter profissionais especializados reflete um mercado onde a ausência de certificações e o custo do salário são entraves para contratação de colaboradores.
Promover a capacidade de liderança dos funcionários é o caminho mais rápido para desenvolver um ambiente de criatividade e inovação na empresa, além de ser uma estratégia para retenção de mão-de-obra qualificada. Em tecnologia da informação, a gestão de recursos humanos torna-se cada vez mais necessária: o alto número de vagas e a dificuldade em obter profissionais especializados reflete um mercado onde a ausência de certificações e o custo do salário são entraves para contratação de colaboradores. Segundo estudo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), até 2014, serão necessários mais de 78 mil profissionais de TI no Brasil.
No entanto, iniciativas têm aproximado a relação entre gestores e suas equipes, diminuindo a evasão e capacitando os profissionais. Na empresa de tecnologia Softplan/Poligraph, especializada no desenvolvimento de softwares de gestão para todo o Brasil, a colaboração e trabalho em equipe são qualidades constantes valorizadas na gestão interna e reforçadas em seu Programa de Desenvolvimento Ascensão, que possui como objetivo trablhar competências comportamentais para todos os colaboradores.
Em 2012, foram desenvolvidos quatro módulos: Trabalho em equipe e Sinergia, Comprometimento e Resultado, Comunicação e Feedback e Autodesenvolvimento, que contou com a participação de 600 colaboradores por módulo na sede em Florianópolis, totalizando 120 turmas, sendo estendido neste final de ano aos colaboradores externos por meio de ferramentas de ensino à distância.
Com o objetivo de desenvolver e reconhecer seus líderes, a Softplan possui também o Programa Conexão, exclusivo para este público, que possui como símbolo um cata-vento com o slogan “gerando movimento, criando oportunidades”. “O Programa Conexão visa desenvolver líderes que cultivem o futuro por meio da formação de novos líderes, fazendo da Softplan um lugar de aprendizado e desenvolvimento contínuo; comprometidos com os resultados, mas acima de tudo com o ser humano” destaca Roseli Rodrigues, Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Softplan/Poligraph.
O Programa Conexão iniciou em abril de 2012, envolvendo 68 lideranças que participam de ações de desenvolvimento, dentre elas assessment center, coaching, treinamentos de Liderança, Coach, Gestão de Conflitos e Planejamento Estratégico, além da intensificação de reuniões com as equipes. O programa obteve resultados positivos nas equipes de trabalho e possui previsão para finalizar a primeira edição em junho de 2013.
Potencializando Talentos
Além de qualificar os próprios funcionários, a empresa também precisa fornecer mecanismos de seleção externa que formem profissionais especializados e integrados ao ambiente de trabalho na corporação. No caso da Softplan, o programa Potencializando Talentos utiliza um modelo de trainee adaptado: a iniciativa visa capacitar profissionais que tenham formação em nível superior, mas que não possuam experiência nas atividades propostas pela empresa. A partir disso, são desenvolvidos os potenciais em cada pessoa, principalmente na área de tecnologia ou negócios. A edição piloto deste programa está em fase de divulgação e as contratações devem iniciar neste próximo semestre.
Sobre a Softplan/Poligraph
A Softplan/Poligraph é uma das maiores empresas do Brasil com foco no desenvolvimento de softwares de gestão. Recentemente, em outubro de 2012, conquistou o 3º lugar na categoria Média Empresa do Prêmio Finep de Inovação 2012 – Região Sul. Atualmente, possui mais de mil funcionários e suas soluções já estão presentes em todos os estados brasileiros, em países da América Latina e nos Estados Unidos.
Desde 1990, a companhia atua de modo a tornar a gestão pública e privada no país mais transparente, eficiente e ágil com o uso de tecnologias modernas e inovadoras. Ao longo desses anos, a Softplan/Poligraph acabou especializando seus softwares de gestão para alguns segmentos específicos: Justiça, Infraestrutura e Obras, Gestão Pública, Projetos financiados por Organismos Internacionais e Indústria da Construção.