Segunda edição do Arena CELTA abre inscrições para formar uma nova geração de startups
O Arena CELTA, programa da Fundação CERTI voltado para formar uma nova geração de startups, terá sua segunda edição repleta de novidades. O programa nacional, que agora conta com patrocínio do Sebrae e do grupo NSC, terá uma edição em Florianópolis (SC), e dois eventos paralelos, o Arena Na Estrada, um em Santarém (PA) e outro em Caxias do Sul (RS).
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 12 de junho no site https://celta.certi.org.br/arenacelta/. A participação é gratuita e, no caso do Arena CELTA, contempla capacitação por meio de uma plataforma online e também encontros presenciais em Florianópolis (SC). Para o Arena Na Estrada, a programação prevê um dia de atividades: em Santarém, no Pará, com foco em iniciativas para a economia verde; e em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, com foco em soluções para a indústria. As datas das edições do Arena Na Estrada ainda serão confirmadas.
“O Arena CELTA consolida-se como um evento nacional, com foco na seleção de boas ideias que podem ser transformadas em uma nova geração de startups de sucesso. O grande diferencial do nosso programa é a aproximação real com investidores, com outras empresas já consolidadas e com todo o ecossistema CERTI”, avalia o superintendente geral da CERTI, Erich Muschellack. Para o Sebrae, trata-se de uma importante iniciativa para promover o empreendedorismo país afora. “Estamos sempre em busca de novas oportunidades para promover uma nova geração de empreendedores. E a parceria com a CERTI na nova edição do Arena CELTA é uma estratégia certeira nesse caminho, com foco em um setor tão promissor, que é o segmento de tecnologia e inovação, uma área que gera muitos empregos qualificados e contribui diretamente para tantas outras atividades econômicas”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Na nova edição do Arena CELTA, ao longo de seis semanas, as empresas selecionadas participarão de rodadas que envolvem muito aprendizado, treinamento e networking. Serão promovidos três rounds presenciais e uma arena final abordando temas como “validação do problema”, “acesso ao mercado” e “finanças e captação de recursos”. A cada um deles, apenas uma parte das empresas segue adiante. E 20 iniciativas participam da arena final, quando fazem uma apresentação do modelo de negócios para potenciais clientes e investidores. Os rounds presenciais estão agendados para 26 de junho, 10 e 24 de julho e 4 de agosto, quando ocorre a grande final.
Participantes da primeira edição comemoram bons resultados
A primeira edição do programa, realizada em 2022, recebeu 98 inscrições e 52 empresas foram selecionadas, incluindo representantes de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. A 4FeedStock, que desenvolve tecnologia e inovação em sustentabilidade, foi uma delas. “O evento ajudou a desenhar o nosso modelo de negócio, simplificamos e evoluímos a forma de apresentar a nossa proposta de valor aos clientes, além de sermos instigados a avançar em governança e planejamento estratégico”, avalia o CEO da 4FeedStock, Willian Furtado de Farias Junior. A empresa de Florianópolis está incubada no CELTA e comemora os bons resultados. “A participação no Arena nos trouxe mais autoridade e confiança por parte dos nossos clientes. Conseguimos fechar um contrato muito importante com um dos maiores players no segmento de gestão de resíduos”, diz Willian.
A b-algae, empresa de biotecnologia, também já fechou contratos com investidores, o que permitiu a adaptação ao espaço disponibilizado para incubação no CELTA e o desenvolvimento de uma infraestrutura que atende aos regulatórios exigidos para o setor. Sobre a participação no Arena CELTA, o CEO da startup, Herculano Cella, afirma que os ensinamentos adquiridos nos quatro rounds do evento é que permitiram viabilizar a startup. “Recebemos muita capacitação para nos diferenciarmos no mercado”, destaca.
Outra participante do Arena, a i.GO for Education, uma edtech de aprendizagem de empreendedorismo, tecnologia e inovação, começou sua história em Cuiabá, no Mato Grosso. Depois de algumas tentativas, a empresa conseguiu mudar para Florianópolis em busca dos benefícios do ecossistema local. “As mudanças e ajustes que fizemos com base nos aprendizados no Arena trouxeram resultados imediatos, o programa foi essencial para colocar a empresa no trilho certo. E, hoje, ser incubada pelo CELTA é a realização de um verdadeiro sonho”, afirma o CEO da startup, Saulo Rocha.
“Estar entre no principal ecossistema de inovação de Santa Catarina, com certeza, energiza nosso time. Ganhamos voz. O mercado passa a nos escutar pelo fato de estarmos incubados no CELTA”, acrescenta o CEO da LimpMe, Bruno Rosa. A cleantech do setor de limpeza automotiva ecológica também conseguiu um lugar como incubada CELTA depois de participar da primeira edição do Arena.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.